Notícias

28 de maio de 2019

Colóquio do PPGF/UFSCar: “ARAPUCAs para a luz de cintilação”

Realiza-se no próximo dia 30 de maio, pelas 16h30, na Sala de Seminários ”Swieca Nova, mais um colóquio promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (PPG/UFSCar), com o título: ARAPUCAs para a luz de cintilação, ministrado pela Profa. Dra. Laura Paulucci (UFABC).

A física de neutrinos atravessa um período interessante em que há diferentes experimentos em fase de construção/planejamento que visam responder questões fundamentais, como a sua hierarquia de massa, a violação de CP no setor leptônico e a possível existência de mais sabores de neutrinos, além dos três conhecidos.

Das técnicas de detecção mais recentes destacam-se as câmaras de projeção temporal instaladas em grandes volumes de argônio líquido (LArTPCs).

Neste tipo de sistema, além da coleção da carga produzida na interação das partículas com o líquido nobre, é realizada também a detecção dos fótons provenientes da cintilação, usados primariamente para trigger.

Um novo dispositivo baseado no aprisionamento de fótons, o ARAPUCA, prevê um aumento por um fator 10 da eficiência em relação ao modelo tipicamente considerado para estes experimentos.

Neste colóquio, a palestrante convidada apresentará um panorama da área, a importância da detecção da luz em LArTPCs e o ARAPUCA, descrevendo o trabalho intenso de P&D sendo desenvolvido no Brasil e que levou à incorporação recente deste dispositivo como a base para o sistema de fotodetecção do experimento DUNE (Deep Underground Neutrino Experiment). Os trabalhos encontram-se avançados e em breve serão produzidos os primeiros ARAPUCAs em larga escala para o experimento SBND (Short Baseline Detector).

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..