14 de setembro de 2018

“Colloquium diei” recebe palestra do físico Prof. Carlos Fiore

O Prof. Carlos Fiore, docente e pesquisador do Instituto de Física da USP (IFUSP), foi o palestrante convidado de mais uma edição do Colloquium diei, que ocorreu no dia 14 de setembro, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP).

Subordinada ao tema Aspectos gerais sobre transições de fase descontínuas em sistemas fora do equilíbrio, a palestra abordou as a manifestação das transições de fase em diversos sistemas na natureza. Dentre os inúmeros exemplos, o palestrante citou aquele que ocorrem na água, em sistemas magnéticos, cristais líquidos, reações químicas, fenômenos de sincronização ou ainda em mudanças catastróficas responsáveis por processos de desertificação em ecossistemas ou em surtos epidêmicos.

Neste colóquio, Fiore fez uma descrição acerca dos principais aspectos sobre transições de fases, tanto no escopo de sistemas em equilíbrio termodinâmico (descritos por uma Hamiltoniana) quanto em sistemas fora do equilíbrio termodinâmico, no qual a dinâmica precisa ser especificada a priori, tendo apresentado também os resultados recentes para transições de fase descontínuas em sistemas fora do equilíbrio, que aprecem na descrição de diversos sistemas físicos e comparativamente têm sido menos estudadas do que as transições críticas.