18 de maio de 2018

“Colloquium diei”: Do Maser ao Laser (O Laser Pointer Verde)

Em mais uma edição da iniciativa Colloquium diei, ocorrida no dia 18 de maio, o docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, apresentou a palestra subordinada ao tema Do Maser ao Laser – O Laser Point Verde.

Todo mundo já deve ter assistido várias palestras e deve ter observado que a maioria dos palestrantes utilizam um Laser Pointer Verde: você sabe como ele funciona?

Nesta Palestra, o Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes discutiu os princípios básicos de operação do Maser de Amônia, do Laser de Ruby e do Laser de HeNe.

Mostrou, também, através de um simples experimento, a emissão espontânea, a emissão estimulada e a operação laser do famoso Laser Pointer Verde.