5 de junho de 2014

Collective Motion and Heavy Metal

Em mais uma edição do programa Journal Club, que ocorreu no dia 05 de junho, na Sala F-210 (IFSC-USP), pelas 10h45, o estudante de graduação do Instituto, Vinicius Henrique Aurichio, apresentou o seminário Collective Motion and Heavy Metal, iniciando sua apresentação explanando o conceito de que movimentos coletivos geralmente são motivados por um AURICHIOobjeto em comum, sendo que este varia muito entre contextos sociais. Por exemplo, num mercado lotado formam-se linhas com direções privilegiadas, ou quando alguém foge de um prédio em chamas é comum a saída ficar engarrafada.

Tendo esse aspecto de movimentos coletivos como base, Aurichio falou sobre um contexto social no qual o único objetivo era se mover violentamente. Assim como é mostrado no artigo, Collective Motion of Humans in Mosh and Circle Pits at Heavy Metal*, tal contexto possui dois estados: um chamado “mosh pit, com características de gás, e o outro conhecido como “circle pit”, que envolve grandes correlações espaciais.

No artigo referido pelo palestrante, os autores mostram através do uso de um modelo simples para pessoas e análises quantitativas de centenas de vídeos disponíveis no Youtube, uma transição de fase entre os dois estados.

*Collective Motion of Humans in Mosh and Circle Pits at Heavy Metal concerts, PRL 110, 228701 (2013). DOI: 10.1103/PhysRevLett.110.228701