10 de agosto de 2021

Colação de Grau no IFSC/USP – 06 de agosto de 2021

“A diferença entre força e coragem”

O IFSC/USP realizou no dia 06 de agosto mais uma Colação de Grau (remota) de vinte aluno(a)s pertencentes aos cursos de Bacharelado em Física, Bacharelado em Física Computacional, Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, e Licenciatura e Ciências Exatas, uma cerimônia que foi presidida pelo diretor do Instituto, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, e pelo Presidente da Comissão de Graduação, Prof. Luiz Gustavo Marcassa, marcando, assim, o fim da formação básica dos estudantes e o início de seu caminho rumo a uma profissão.

Salientando as dificuldades em face à pandemia e após ter parabenizado aluno(a)s, familiares e seus amigos, o diretor do IFSC/USP salientou que é na Universidade que o/a aluno/a aprende como ser e como não ser, tendo como resultado final que “de qualquer forma, ele aprende”… O Prof. Vanderlei Bagnato pontuou que o(a)s aluno(a)s completam agora sua formação porque quer o Instituto de Física de São Carlos, quer a própria USP, como um todo, não abaixaram a cabeça, e ao contrário de outras instituições, fizeram o melhor que estava ao seu alcance para que os jovens estudantes chegassem à Colação de Grau sem que ficassem ainda mais prejudicados devido ao período de pandemia. ”Quando chegamos e este momento, percebemos que não é o conhecimento que muda o mundo, mas sim as pessoas, e a partir de agora vocês fazem parte dessa realidade, ou seja, vocês estão inseridos na categoria daquele(a)s que devem ajudar: deixaram de ser uma promessa e passaram a ser parte de um processo de mudança”, sublinhou o diretor do IFSC/USP.

Para o orador, o tempo correspondente à graduação sempre é inesquecível, não se comparando a uma pós-graduação, já que é um período onde o(a) aluno(a) se molda, fato que determinará aquilo que ele/ela será no futuro, tendo em consideração as reflexões que cada jovem terá que fazer mediante algumas questões e ponderações que foram colocadas pelo Prof. Bagnato. “Será que conquistei tudo e todos? Será que aproveitei tudo aquilo que podia? Será que fiz bons amigos? Esta minha etapa foi feita com paixão? As respostas você encontra para que com elas você atinja seus objetivos”. Afirmando que a maior escuridão que existe não é quando o Sol ou as mais poderosas fontes de luz podem resolver, já que a maior escuridão está na mente das pessoas “e por isso estamos vivendo uma época de escuridão mental”, o orador afirmou que a partir daquele momento o(a)s aluno(a)s, com suas contribuições para a Ciência e Tecnologia terão agora que se tornar em fontes de luz para a mente de muitos. “Espero que vocês sejam fortes o suficiente para sempre manterem o brilho acesso; lembrem-se que a partir de hoje há uma escuridão de mentes esperando pela vossa luz, a luz que esperamos ter dado e contribuído modestamente aqui, no IFSC/USP”, ponderou o diretor do IFSC/USP. Já para o Presidente da Comissão de Graduação do Instituto, Prof. Luiz Gustavo Marcassa, que usou brevemente da palavra, o fato mais destacado é que, embora tenham havido as piores consequências possíveis devido à pandemia, o certo é todo(a)s – docentes e discentes – conseguiram, de alguma forma, ganhar novas habilidades, até aí desconhecidas. “Vocês estão duplamente de parabéns pelos esforços que fizeram e por sua vitória, atendendo a que todo(a)s possuem agora as ferramentas necessárias para abordarem os problemas da sociedade e como educar as pessoas. Vocês tão prontos para o futuro”

A diferença entre força e coragem

Como fonte de reflexão para todo(a)s o(a)s estudantes, o diretor do IFSC/USP leu o seguinte texto intitulado “A diferença entre força e coragem”, que nos permitimos transcrever abaixo:

“É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil;

É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda quando necessário;

É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render;

É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida;

É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé;

É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores;

É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrar os próprios males a todos;

É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para fazê-lo parar;

É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio;

É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado;

É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso ter muito mais coragem para viver”.

Já no final da cerimônia de Colação de Grau, o Prof. Vanderlei Bagnato homenageou os pais, amigos e restantes familiares do(a)s aluno(a)s do IFSC/USP, tendo recitado um poema dedicado às comemorações do “Dia dos Pais” (08 de agosto). O diretor do IFSC/USP encerrou a cerimônia com seguinte frase dedicada a tod(a)s. “Nós escolhemos uma profissão que é fundamental para a sociedade, mas que demanda de nós a análise e não a intolerância aos pequenos fracassos. Aqui, no IFSC/USP queremos sempre transmitir que só é bem sucedido(a) aquele(a) que sabe administrar o fracasso. Nossa rotina é uma rotina de sacrifício, por isso, nunca desanimem, pois tudo que receberam aqui irá permanecer para sempre com vocês, pois serão sempre vencedore(a)s. Usem os elementos que vocês têm, rumo à vitória”

Aluno(a)s formado(s)

Bacharelado em Física