Notícias

4 de fevereiro de 2013

Colação de Grau Festiva

Decorreu na tarde do dia 02 de fevereiro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), a Colação de Grau Festiva dos Cursos de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas. A participação de familiares dos formandos, professores e convidados deu um colorido especial à festa.CURSO

A mesa de honra foi constituída pelos Paraninfos, coordenadores dos cursos e professores convidados, tendo sido presidida pelo Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, que esteve acompanhado pelo Prof. Dr. Glaucius Oliva, docente do IFSC, atual Presidente do CNPq e Patrono dos jovens formandos.

No seu discurso, que foi antecedido por um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia de Santa Maria (RS), o Diretor do IFSC parabenizou os formandos e relembrou a grande missão que todos eles têm pela frente, a partir de agora, como líderes natos, que se traduzirá em combater o tradicional “jeitinho” brasileiro para fazer ou resolver tudo no país. Hernandes referiu que essa é a missão dos futuros líderes, por forma a que o país se desenvolva rapidamente e com competência.

Já no uso da palavra, o Prof. Glaucius Oliva agradeceu aos formandos o fato de eles o terem escolhido como Patrono, tendo enaltecido a importância de cada curso, no contexto nacional, referindo que “é com a Educação, junto com a Ciência, que o Brasil pode GRAU2-300se desenvolver”. Glaucius Oliva exemplificou o caso da Finlândia, onde a profissão de professor é a mais reconhecida socialmente, sendo, por isso, a atividade melhor remunerada. O Japão também foi apresentado como um exemplo: uma ilha rochosa, com ausência natural de campos de cultivo. Praticamente reduzido a cinzas na II Guerra Mundial no espaço de aproximadamente cinquenta anos, o Japão é atualmente uma das principais economias mundiais, tudo devido ao fato daquele país ter apostado quase unicamente no desenvolvimento de seus recursos humanos. Para Glaucius Oliva, face aos exemplos mencionados, o Brasil necessita que os seus jovens sigam uma educação integral até entrarem no Ensino Superior, por forma a que o país possa avançar e se desenvolver, gerando mais riqueza e bem-estar.

Abaixo estão reproduzidos alguns momentos desta festa que ocorreu no IFSC.

 

Assessoria de Comunicação

 

GRAU1-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU3-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU4-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU5-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU6-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU7-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU8-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU9-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU10-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU11-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU12-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU13-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU14-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU15-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU16-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU17-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU18-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU19-300

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRAU20-300

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..