12 de dezembro de 2012

Colaboradores do INOF lançam livro

Jonh_WeinerDurante esta semana, ocorre o pré-lançamento do livro “Light-matter interaction: physics and engineering at the nanoscale” (em português, “Interação luz-matéria: física e engenharia em nanoescala”), de autoria do docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Frederico Dias Nunes, e do professor visitante do Grupo de Óptica (GO) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Jonh Weiner.

Nas 280 páginas que compõe o livro, os autores- ambos colaboradores do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (INOF), coordenado pelo docente do IFSC, Vanderlei Salvador Bagnato- discorrem sobre fenômenos físicos, plasmônica, mesoscópica, nanofotônica e outros termos relacionados ao assunto principal do livro, que lhe dá o título.

O lançamento oficial do livro está programado para fevereiro de 2013.

Sobre os autores

Frederico Dias Nunes é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1971), mestre e doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (1974 e 1977). Atualmente é professor associado da UFPE no Departamento de Eletrônica Orgânica e Sistemas. Tem parceria ativa com o INOF, onde desenvolve pesquisas na área Nanoplasmônica. Para acessar seu currículo Lattes, clique aqui.

Jonh Weiner é graduado em química pela University of Pennsylvania (EUA), doutor pela University of Chicago (EUA) e pós-doutor pela Yale University (EUA). Lecionou na Maryland University (EUA), onde pesquisou como a luz poderia ser usada no controle de colisões atômicas reativas e ionizantes. Desenvolveu, também, técnicas ópticas de resfriamento e aprisionamento de átomos, o que levou a rápidos avanços na física de colisões frias. Já na Université Paul Sabatier (França), criou um grupo de pesquisa que explorou a localização espacial da luz, utilizando escalas abaixo do limite de difração convencional. Atualmente, auxilia pesquisadores do IFSC no estabelecimento de um programa experimental e computacional de pesquisa em nanociência e tecnologia óptica.

Com informações da coordenação de Difusão Científica e Inovação do Grupo de Óptica