19 de abril de 2013

Criada nova Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior

No âmbito do programa federal Ciência sem Fronteiras, o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico vai criar uma nova modalidade totalmente focada nos profissionais de empresas e institutos de pesquisa que atuam nas áreas prioritárias abrangidas pelo programa: a Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico

ssf

no Exterior será concedida a profissionais que trabalhem em áreas como Biotecnologia, Computação, Fármacos e Engenharias, entre outras.

Para tornar essas bolsas efetivas, as empresas ou institutos terão que manter o salário do profissional selecionado enquanto ele estiver no exterior, sendo que o programa Ciência sem Fronteiras atribuirá, mensalmente, o valor relativo à bolsa, que será entre US$, 1,3 mil e US$ 2,1 mil no caso dos Estados Unidos (dependendo da competência profissional).

Embora ainda não esteja definida a data para o lançamento do primeiro edital referente a esta modalidade, o certo é que, segundo o CNPq, se estima que sejam ofertadas cerca de sete mil bolsas.

Refira-se que esta nova bolsa irá abranger duas categorias profissionais – júnior e sênior -, sendo que, no primeiro caso, o candidato deverá ter curso superior e estar trabalhando em uma das áreas consideradas prioritárias pela nova modalidade, enquanto que no segundo caso o candidato apenas terá que comprovar sua experiência profissional de cinco anos em pesquisa e inovação.

O objetivo desta nova modalidade do programa Ciência sem Fronteiras é que os profissionais se aperfeiçoem no exterior e desenvolvam projetos direcionados às suas atividades, por forma a que haja uma melhoria na produção nacional.