17 de outubro de 2014

Classical and Quantum fluctuation relations

Na mais recente edição do programa Journal Club, decorrida no dia 16 de outubro, pelas 10h45, na Sala F210, do Instituto de Física de São Carlos, o Prof. Dr. Frederico Borges de Brito, docente do Grupo de Física Teórica do IFSC, ministrou a palestra Classical and Quantum fluctuation relations.

Nas últimas duas décadas, importantes avanços foram feitos na Frederico1-250compreensão de como os sistemas de microescala e nanoescala trocam de energia, de acordo com o ambiente em que são inevitavelmente inseridos.

Na vanguarda destes avanços, se destaca o desenvolvimento de um conjunto de relações de flutuação, que fornecem envolvimentos precisos entre quantidades termodinâmicas. Assim, é importante ressaltar que essas relações têm refinado a compreensão da segunda lei da termodinâmica e irreversibilidade, tendo também produzido novas técnicas de extração de informação, a partir de sistemas de equilíbrio movidos longe do equilíbrio.

Enquanto essas novas relações foram testadas e utilizadas com grande sucesso em uma ampla gama de sistemas clássicos, a sua verificação experimental em sistemas quânticos continua sendo um grande desafio. Nesse sentido, Frederico abordou os principais pontos referentes a essas relações de flutuação e destacou suas implicações à tecnologia e informação quântica.

O Prof. Frederico de Brito possui bacharelado e mestrado em física, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente ele é docente do IFSC-USP, onde atua com os temas qubits supercondutores, computação quântica e sistemas abertos.