16 de outubro de 2014

Circo da Ciência “acampa” em São Carlos

Realiza-se nos dias 17 e 18 de outubro, na Praça XV de Novembro, em São Carlos, o Circo da Ciência, uma mostra de ciência e tecnologia coordenada pelo Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, pesquisador e docente do IFSC-USP, coordenador do Centro de Pesquisas em Óptica e circo3Fotônica e do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica. A exposição fará parte da tradicional Semóptica – Semana da Óptica e integrará o lote de eventos inseridos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo CNPq, contando, para esse efeito, com a colaboração da Prefeitura de São Carlos.

Atrações do Circo da Ciência

O circo consistirá na exibição de equipamentos e painéis educativos, com os quais alunos, professores e a população local poderão interagir livremente. Segundo a organizadora do evento, Dra. Wilma Barrionuevo, as exposições de ciências são instrumentos importantíssimos para motivar o aprendizado de estudantes e professores de ensinos fundamental e médio e para divulgar temas científicos, atuais, junto das comunidades em geral. “Além disso, funcionam como vertentes práticas, que são quase inexistentes em nossas escolas”, afirma a pesquisadora.

O idealizador da exposição, Prof. Bagnato, acrescenta que vários cientistas renomados despertaram para a ciência por intermédio de participação em Exposições Científicas. Uma atração importante do Circo será o projeto Aventuras da Ciência, que trará kits educativos desenvolvidos por uma equipe de cientistas, com o intuito de contribuir com a educação em ciências no Brasil. O kit foi projetado para jovens com idades entre os 12 e 17 anos e visa suprir a carência de equipamentos de laboratório e práticas experimentais em nossas escolas.

Por meio dos kits, circo2o público terá oportunidade de se deparar com um mini-laboratório de química, analisando a condutividade de substâncias encontradas em casa, além de saber se uma solução é ácida ou básica. Na área da biologia, as pessoas vão descobrir do que são feitos os seres vivos, podendo olhar pelo microscópio uma cebola ou a própria saliva, podendo, elas mesmas, preparar a amostra.

A estatística, uma área importante da matemática, vai ser testada na prática com alguns experimentos, incluindo a descoberta de como funciona o sorteio de um amigo secreto. Através do kit de geofísica, será possível ver porque existem as estações do ano e as causas do dia e da noite. E os raios de luz? O que acontece quando eles encontram um espelho ou uma lente? Melhor será descobrir no local do evento.

Haverá, ainda, atrações musicais que acontecerão durante a realização do evento.

Horários de funcionamento do Circo da Ciência:

Sexta-feira, dia 17/10, das 18 as 22h.

Sábado, dia 18/10, das 12 às 22h.

Para maiores informações sobre o evento, entrar em contato com a Benê, no telefone 3373-9810 (Ramal – 201).