18 de julho de 2013

Cinco medalhas para o Brasil na Olimpíada Internacional de Física

Equipe brasileira conquista uma medalha de prata e quatro de bronze na 44ª edição da Olimpíada Internacional de Física, um evento que congregou 84 países na cidade dinamarquesa de Copenhague.2013iphologo

Os alunos Fernando Frota Júnior, de Fortaleza (CE), Guilherme Renato Martins Unzer de São Paulo (SP), José Luciano de Morais Neto e Matheus Cariús Castro, ambos também de Fortaleza (CE), conquistaram as quatro medalhas de bronze nesse certame. O aluno Fábio Kenji Arai, de São Paulo (SP), recebeu a medalha de prata.

O evento, que ocorreu entre os dias 07 e 15 deste mês, foi organizado pela Universidade Técnica da Dinamarca e pela Universidade de Copenhague, aproveitando as comemorações dos 100 anos da teoria para átomo de hidrogênio, criado pelo dinamarquês Niels Bohr. No decurso deste evento, os alunos brasileiros puderam visitar a famosa sala do Instituto Niels Bohr, que deu base à interpretação moderna da teoria da FABIOURO300mecânica quântica e para a função de onda.

Durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada Internacional de Física, os organizadores do evento fizeram questão de enaltecer a competência, perseverança e paixão demonstradas por todos os premiados, que apostaram na ciência e nesse caso particular na Física, esperando que os mesmos possam ir em frente, em prol da ciência mundial e do bem-estar da humanidade.

Os responsáveis pela organização também parabenizaram todos os jovens e professores de todos os 84 países presentes, que fascinaram a organização do evento com todo o conhecimento e trabalho destes promissores cientistas.

IPHO-2013-500

Momentos antes de Fábio Kenji Arai receber sua medalha de prata, um dos organizadores do evento salientou que os estudantes, embora tenham apresentado seus trabalhos em termos individuais, deverão sempre ter presente que o mundo não é para individualistas, mas sim para colaborações, para trabalhos de equipe. Além dos prêmios os participantes levaram de Copenhaga o prêmio maior, que foi as amizades que ali conquistaram.

(Foto -1: Fábio Kenji Arai recebendo sua medalha);

(Foto – 2: A equipe brasileira)