Notícias

8 de fevereiro de 2013

CALDO

O CALDO é um consórcio entre as quatro principais universidades de pesquisa do Canadá e, a partir de 2012, associou-se ao programa Ciência sem Fronteiras.

Ciencia_sem_fronteirasSendo assim, estudantes brasileiros têm, agora, mais uma oportunidade de estudar em uma das quatro universidades canadenses abaixo listadas:

– Universidade de Alberta (Edmonton, Alberta);

– Universidade Laval (Quebec city, Quebec);

– Universidade Dalhousie (Halifax, Nova Scotia);

– Universidade de Ottawa (Ottawa, Ontario).

Dentre as principais áreas de pesquisa  que poderão ser exploradas nas universidades, identificadas pelo governo brasileiro, estão tecnologia aeroespacial, biodiversidade, biotecnologia, ciências da saúde, ciências da computação e tecnologia da informação, engenharia de construção, indústria criativa, engenharia, ciências do mar, tecnologia mineral, nanotecnologia, petróleo, gás e carvão mineral, ciências farmacêuticas, ciências físicas e biológicas, prevenção de desastres naturais, energia renovável e agricultura sustentável.

Os interessados devem acessar o endereço www.caldo.ca para obter informações mais detalhadas sobre o programa em questão. Mas, como pré-requisito, é preciso que o interessado seja estudante de graduação ou pós-graduação (doutorado, doutorado sanduíche ou pós-doutorado).

Por outro lado, mas dentro do mesmo princípio, a Agência FAPESP e a University of Victoria, no Canadá, lançaram já a primeira chamada conjunta de propostas de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação assinado em 2012 por ambas as instituições.

A seleção está voltada ao intercâmbio de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e do Canadá, afiliados à University of Victoria.

Do lado paulista, podem apresentar propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), sendo que as referidas propostas podem ser submetidas em qualquer área do conhecimento científico e tecnológico.

Os projetos aprovados poderão ter duração de até 24 meses, sendo que essas duas instituições destinarão até o equivalente a 10 mil dólares canadenses, anuais, por proposta aprovada, para cobrir despesas de transporte, moradia e seguro de pesquisadores.

Serão selecionadas até três propostas.

O período de submissão termina no dia 9 de abril de 2013.

Para mais informações, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

 

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..