13 de agosto de 2014

Ciência na Idade Média: mitos e preconceitos

O Prof. Dr. Rogério C. Trajano da Costa, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), ministrou no último dia 13 de agosto, pelas 10h45, na Sala F-210, no Rogrio2-300nosso Instituto, a palestra Ciência na Idade Média: mitos e preconceitos, numa iniciativa do programa Journal Club.

Em sua apresentação, o docente descreveu as conclusões que conduziram suas pesquisas sobre a evolução científica no período medieval, tendo contrastado as informações concretas que conseguiu obter com as noções modernas sobre os procedimentos e a visão da natureza antes das teorias do francês René Descartes.

O Prof. Rogério Trajano é formado em Física pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, que atualmente é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Desde 1973 é professor do Instituto de Física de São Carlos, onde realiza diversas pesquisas em eletromagnetismo, mecânica estatística e mecânica quântica.

Atualmente, o docente leciona disciplinas optativas de História da Física.