13 de novembro de 2014

Termografia em destaque

Termografia: a detecção do infravermelho do corpo humano para o auxílio da medicina será o tema da próxima edição do programa Ciência às 19 horas, que infravermelho200ocorrerá no próximo dia 18 de novembro, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP).

A palestra do Dr. Antonio Carlos de Camargo Andrade Filho, Coordenador da Rede Lucy Montoro – Unidade Jahú, verterá sobre o conhecimento de que todos os corpos animados e inanimados emitem, ou absorvem radiação infravermelha e esta é oriunda de movimentos rotacionais moleculares. De fato, o corpo humano é composto de células vivas e, dependendo do tecido, órgão, ou localização que ocupam, emite mais, ou menos radiação eletromagnética.

Essa radiação pode ser medida com muita precisão e daí poder-se aferir e conferir desvios da normalidade do corpo humano para o auxílio do médico.

O Dr. Antonio Carlos Andrade Filho mostrará e explicará como essas mensurações das radiações infravermelhas servem para pesquisas médicas, testes de novas drogas, prevenções de doenças e epidemias, bem como para o controle evolutivo de tratamentos com frequência, uma vez que é um exame destituído que qualquer risco para paciente.