16 de março de 2015

“Ciência às 19 Horas” aborda “Divergência, conflito e violência”

O já tradicional programa Ciência às 19 Horas regressa ao nosso Instituto, com a primeira edição de 2015 a ocorrer no próximo dia 17 de março, a partir das 19 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP).

Para abrir a nova temporada do evento, esta primeira edição contará com a presença da Profa. Dra. Eda Terezinha de Oliveira Tassara, docente e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Instituto de Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo, que abordará um tema verdadeiramente atual – Divergência, conflito e violência.

Com efeito, vem sendo um consenso, entre cientistas sociais, rotular a atual sociedade brasileira de anômica, dado o isolamento e as dificuldades para uma comunicação direta que se manifesta entre seus cidadãos. Tais atributos exteriorizam-se como disruptores do adequado funcionamento do convívio sócio-comunitário, emergindo sob forma desordenada de conflitos de várias ordens, os quais evoluem, muitas vezes, para confrontos e tensões violentas.

Argumenta-se que, em situações de anomia e alienação, a violência resulta de dificuldades advindas de fluxos desconexos de comunicação, impossibilitando a identificação, pelos grupos sócio-comunitários, da origem lógico-cognitiva, psicológica-afetiva ou ético-política das eventuais divergências.

Assim, passam as mesmas a alimentar conflitos face à heterogeneidade de repertórios pregressos dos indivíduos pela precariedade dos processos de socialização aos quais são submetidos, agravada, em via de mão-dupla, pelas suas inscrições em situações de anomia e alienação.

Um tema importante, a não perder nesta primeira edição de 2015 do programa Ciência às 19 horas.