24 de abril de 2013

Seminários e colóquios

Durante os próximos três dias, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizará um ciclo de palestras com importantes nomes do mundo científico.

LecturesNa quarta-feira, 24, o docente do IFSC/USP, Vanderlei Bagnato, discutirá uma proposta do uso de variáveis globais para caracterizar o comportamento e medida da termodinâmica de condensados no seminário Termodinâmica dos condensados de Bose-Einstein usando variáveis globais em mais uma edição do Café com Física. O seminário tem início às 16h30 na sala F-210 (2º piso do Prédio da Administração do IFSC)

Na quinta-feira, 25, é a vez do pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF-UFSCar), Vivaldo Campo falar sobre o Thermodynamics of the harmonically confined 1D Hubbard model, no Journal Club, que será realizado às 10h45 na Sala Celeste do IFSC (1º piso do Prédio da Administração).

Finalmente, na sexta-feira, 26, o docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcus Aguiar, encerrará a semana falando sobre a forma como os cientistas têm acumulado evidências extraordinárias do processo evolutivo, na palestra intitulada Simulando a genética e a geografia da especiação em mais uma edição do Colloquium diei. O evento tem início às 10h30 e será realizado no anfiteatro do IFSC “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

As palestras e seminários serão gratuitos e abertos à comunidade. Participem!