31 de outubro de 2013

CIBFar promove primeira atividade de difusão do conhecimento

A última semana de outubro, no IFSC, fica marcada pela realização da primeira atividade de difusão do conhecimento promovida pelo CIBFar – Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos –, um dos CEPID’s da FAPESP que está sediado no nosso Instituto

Trata-se do Workshop on Drug Design and Neglected Tropical Diseases, cujo tema central é a discussão e debate sobre o desenvolvimento de novos fármacos para doenças negligenciadas, um evento que decorre entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.

Focado nos principais aspectos da descoberta e desenvolvimento de fármacos especialmente dedicados ao combate das doenças negligenciadas, este workshop, pelas suas características, praticamente assume o papel de um curso intensivo, com uma programação que inclui aulas teóricas, um mini-simpósio, apresentação oral de trabalhos submetidos ao evento e, ainda, uma visita ao Laboratório Nacional de Biociências, localizado em Campinas.

Com cento e vinte participantes, onde se contam dez palestrantes de renome, OLIVAdestacam-se neste evento as presenças de dois dos maiores nomes da bioquímica de parasitas, biologia estrutural e planejamento de estruturas, nomeadamente, os professores Paul Michels*, da School of Biological Sciences, da Universidade de Edinburgh, Escócia (GB) e Wim Hol**, docente e pesquisador das áreas de bioquímica e biologia estrutural, da Universidade de Washington, em Seattle (EUA).

A par destas presenças, internacionais, este workshop conta, também, com a participação de nomes importantes do panorama científico nacional destas áreas do conhecimento, onde se destacam os Prof. Drs. Glaucius Oliva***, conhecido pesquisador do IFSC e atual presidente do CNPq, bem como Carlos Roque****, pesquisador do Instituto de Química da UNICAMP.

Na sessão de abertura deste evento, ocorrida no dia 28 de outubro, coube ao Prof. Dr. Glaucius Oliva apresentar a primeira palestra inserida na programação, intitulada Overview Neglected Topical Diseases, ao que se seguiu a palestra do Prof. Paul Michels, subordinada MICHELSao tema The Drug Development Process: Specif Problems and Solutions for ‘Neglected Tropical Diseases’.

Compõem o Comité Organizador deste evento os Profs. Drs. Rafael Guido, Adriano Andricopulo, Dr. Artur Cordeiro e, ainda, os alunos do laboratório de Química Medicinal e Computacional.

*O Prof. Paul Michels tem mais de trinta anos de experiência na pesquisa do metabolismo de parasitas e mais de quarenta anos de experiência de ensino. Membro parceiro de diversos pesquisadores da área de biologia estrutural, Michels é um dos mais consagrados nomes na pesquisa e caracterização molecular e estrutural de importantes alvos moleculares para o desenvolvimento de fármacos antiparasitários.

**O Prof. Wim Hol tem sua pesquisa voltada para a resolução de estruturas de proteínas importantes de patogêneos que causam as doenças tropicais. O pesquisador foi diretor do Programa de Genoma Estrutural de Protozoários Patogênicos , com o objetivo de determinar, em largos espetros, a estrutura tridimensional do maior número possível de proteínas dos principais protozoários, como Leishmania major, Trypanosoma brucei, Trypanosoma cruzi e Plasmodium falciparum.

***O Prof. Dr. Glaucius Oliva é Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos e atualmente é Presidente do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico , tendo sido o Coordenador do Instituto Nacional de C&T de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT). Seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças endêmicas brasileiras e lidera uma equipe de pesquisas com cerca de 80 participantes, com uma composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.

****A pesquisa do Prof. Dr. Carlos Roque visa desenvolver novas metodologias sintéticas que permitam o acesso a novos processos de síntese orgânica, pelo que seu trabalho tem como base a síntese de substâncias orgânicas funcionais de origem natural e não-natural, com potencial aplicação nas áreas farmacêutica e medicinal.