5 de novembro de 2013

Chega ao fim a SEMÓPTICA-2013

Chegou ao fim a SEMÓPTICA-2013 – XVIII Semana da Óptica -, um dos maiores eventos nacionais dedicados à difusão da Óptica e de suas várias tecnologias, promovido pelo CePOF – Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, em parceria com o INOF – Instituto Nacional de Óptica e Fotônica, ambos alocados no Grupo de Óptica do IFSC-USP.CEPOF_-_LOGO250

Embora com uma programação majoritariamente académico-científica, cuja base é, anualmente, despertar o interesse científico em vários públicos-alvo, como, por exemplo, nos jovens estudantes do ensino médio e de graduação, bem como nos profissionais em geral, focalizando aspectos relacionados com novas tendências e aplicações na área da Óptica, o certo é que a SEMÓPTICA-2013 logrou atingir igualmente o cidadão comum, até para que ele pudesse entender como a ciência, tecnologia e inovação transformaram o seu próprio cotidiano, beneficiando-o diretamente em áreas tão importantes e decisivas para o seu bem-estar, como, por exemplo, a saúde.

Tendo-se iniciado no dia 19 de outubro, a SEMÓPTICA-2013 comemorou, também, os Cem anos do átomo de Bohr, tendo sido uma homenagem ao cientista. Além disso, trouxe várias novidades na área de óptica, que incluíram robótica, diagnóstico e tratamento de câncer de pele, imagens tridimensionais, dentre outras atrações. O evento contou, ainda, com parcerias com outros departamentos e universidades. Na área de robótica, fez parcerias com a EESC-USP e com a Embrapa. No setor educativo, trouxe a exposição Itinerante “A USP vai a sua Escola”, fruto de uma parceria entre o Grupo de Óptica e o Centro de Estudos de Genoma Humano da USP de São Paulo. Além disso, trouxe o Ludo Educativo, coordenado pelo Prof. Elson Longo, do INCTMN, situado na UFSCar e UNESP, tendo contado, igualmente, com a participação do licenciado em Física, Claudio Bretas, que representou o Laboratório de Ensino do IFSC. Na área de Saúde, o Grupo de Óptica contou com a colaboração de pesquisadores da UFSCar, UNICAMP e de universidades brasileiras que fazem parte do CePOF.

Neste evento, foi lançado o livro intitulado “Cooperação em Inovações Tecnológicas entre Brasil e Itália”, de autoria dos Profs. Vanderlei Bagnato (Agência USP de Inovação/Grupo de Óptica, IFSC-USP), Elson Longo (INCTMN – UFSCar/ UNESP) e da Dra. Wilma Barrionuevo (Grupo de Óptica – IFSC – USP).

A SEMÓPTICA-2013 reservou os últimos dois dias de sua programação (01 e 02 de novembro) para realizar uma “Exibição de Tecnologia e Inovação”, com demonstrações públicas de equipamentos e métodos científicos especialmente dedicados ao público leigo, tendo como cenário o Shopping Iguatemi – São Carlos, uma mostra que expôs os mais recentes equipamentos desenvolvidos pelos cientistas do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, alguns deles dedicados ao diagnóstico e tratamento de doenças.

As imagens publicadas abaixo, disponibilizadas pela Dra. Wilma Barrionuevo, do Grupo de Óptica do IFSC, substituem quaisquer palavras que possam ser escritas sobre este contato com o público.

A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, a SEMÓPTICA-2013 foi coordenada pelo docente e pesquisador do IFSC e, simultaneamente, Coordenador do CePOF-INOF, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.

fotos_Semoptica500

lancamento_livro2