22 de abril de 2013

Chega ao fim a I Escola Avançada de Biofotônica

Chegou ao fim a I Escola Avançada de Biofotônica, um extraordinário evento científico que decorreu no nosso Instituto entre os dias 11 e 19 de abril, numa organização do CEPOF/IFSC, reunindo cento e trinta e cinco alunos participantes. Deste total, quarenta eram alunos estrangeiros que foram financiados pela FAPESP (passagem aérea e hospedagem) para acompanharem este evento científico, já que um dos objetivos desta escola é atrair jovens pesquisadores e pós-doutores estrangeiros para realizarem suas pesquisas no IFSC, objetivo este que se manterá em futuras edições deste evento. Refira-se que a FAPESP também financiou a vinda de dez palestrantes estrangeiros, todos eles com vasta experiência e notoriedade nas áreas que foram o foco do evento – aplicações de técnicas ópticas para controle microbiano, e tratamento e diagnóstico do câncer.IMG_9971

Para a Profa. Cristina Kurachi, membro do Comitê Organizador deste evento, a escola foi um verdadeiro sucesso, até pelo envolvimento da FAPESP neste projeto e pelos apoios recebidos pela SPIE Photonics West, que patrocinou a vinda ao Brasil de dois dos palestrantes internacionais, além de ter patrocinado o prêmio para o melhor pôster apresentado neste evento que, ao todo, reuniu cerca de 80 trabalhos.

Outro destaque vai para o grande apoio dos patrocinadores que igualmente participaram desta I Escola Avançada de Biofotônica – THORLABS, MMO – EQUIPAMENTOS OPTO-ELETRÔNICOS e ZEISS -, considerados parceiros importantes no sucesso da mesma.IMG_0259

Esta escola foi montada para ter 50% de participantes nacionais e igual porcentagem de participantes estrangeiros, uma meta que queremos manter no futuro, conta Cristina Kurachi: Foi grande o entusiasmo dos participantes estrangeiros que vieram até nós, tendo ficado extremamente impressionados com a qualidade da pesquisa que é feita no nosso país, principalmente aqui no IFSC, com as palestras que foram apresentadas pelos pesquisadores brasileiros e pela qualidade na organização do evento, o que muito nos satisfaz. Enquanto membro do Comitê Organizador desta I Escola Avançada de Biofotônica, estou muito feliz com os resultados finais e isso dá a todos nós motivos para continuar, acrescenta Cristina.

Esta escola teve como palestrantes os seguintes pesquisadores:

Brian Wilson (Ontario Câncer Institute – Canada); Timothy Zhu (University of Pennsylvania – USA); Richard Schwarz (Rice University – USA); Colin Hopper (University College London – UK); Olimpia Coppellotti (University of Padova – Italy); Ron Allison (East Carolina University – USA); John Girkin (Durham University – UK); Harry Moseley (University of Dundee – UK); Bruce Tromberg (University of California – USA/SPIE); Katarina Svanberg (Lund University – Sweden/SPIE); Maurício S. Baptista (USP – Brasil); João Paulo Tardivo (Hospital Padre Anchieta – Brasil); Airton Martin (UNIVAP – Brasil).

O Comité Organizador deste evento foi constituído pelos Professores: Vanderlei Salvador Bagnato (IFSC), Cristina Kurachi (IFSC), Denise Maria Zezell (IPEN), Lilian Tan Moriyama (IFSC) e Natália Inada (IFSC).