Notícias

23 de janeiro de 2017

Cerimônia de abertura do XXII SNEF acontece hoje

SNEF_logo_-_com_borda_250Na próxima segunda-feira, 23, pelas 10h, ocorrerá a cerimônia de abertura do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, evento que acontecerá até o dia 27, no campus USP São Carlos.

A mesa de honra da cerimônia será composta pelos seguintes docentes: Tomaz Catunda (coordenador do XXII SNEF e docente do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP), Tito José Bonagamba (Diretor do IFSC/USP), Carlos Gilberto Carlotti Júnior (Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP), Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Reitora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), Orlando Gomes de Aguiar Júnior (Secretário de Ensino da Sociedade Brasileira de Física – SBF) e Debora Gonzalez Costa Blanco (Diretoria de Ensino da Região de São Carlos).

Na circunstância, haverá duas homenagens: a Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas (IFSC/USP) será agraciada pelo Prof. Dr. João Renato Muniz (IFSC/USP), enquanto o Prof. Dr. Rodolpho Caniato será homenageado pela Profa. Dra. Alice Pierson (UFSCar).

Conferência de abertura

Na sequência, o Prof. Caniato ministrará a conferência derodolpho_caniato_150 abertura subordinada ao tema O ensino e a aprendizagem de Ciências como um exercício de cidadania do Mundo. O docente abordará perspectivas para o futuro; a crescente demanda por ciência na produção de alimentos, medicamentos, energia e comunicação; as ameaças ao progresso da ciência; a evidência do baixo rendimento no ensino da ciência; a importância da atividade, da iniciativa e da discussão; o registro de desempenho como alternativa para avaliação; entre outros tópicos.

Programação intensa

A programação da 22ª edição do SNEF será demasiada intensa: haverá palestras, mesas-redondas, painéis, mostras, exposições, encontros, cursos, oficinas, comunicações orais, lançamento de livros, atividades culturais etc.

O Prof. Dr. Hélio Takai será um dos vários palestrantes do Simpósio. Há mais de dez anos, ele atua no Laboratório Nacional Brookhaven (EUA) e demonstra vasto interesse por divulgação científica e atividades de ensino. Durante o SNEF, o docente apresentará as palestras Estamos no século XXI, vamos aproveitá-lo antes que termine? e Em quantos pedaços podemos dividir a matéria? Elas ocorrerão nos dias 24 e 25, respectivamente.

No dia 24, também ocorrerão as palestras Ondas gravitacionais, A origem histórica da relatividade e Física Médica, que serão ministradas pelos docentes Daniel Vanzella (IFSC/USP), Roberto de Andrade Martins (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB) e Gabriela Castellano (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP).

No dia 25, a Profa. Yvonne Mascarenhas abordará a Educação em Física pela sociedade contemporânea, enquanto o Prof. Sérgio Muniz apresentará “Ferramentas digitais para personalizar o ensino.

No dia 26, destacam-se as palestras dos docentes do IFSC/USP, Profs. Drs. Luiz Victor de Souza Filho e Vanderlei Salvador Bagnato, que falarão sobre a abordagem de raios cósmicos em sala de aula e tecnologias alternativas para o ensino de física.

No que se refere às mesas-redondas, na segunda-feira, os docentes Luiz Marcassa (IFSC/USP), Fernando Catalano (EESC/USP) e Daniel Magalhães (EESC/USP), comporão a mesa intitulada O Ensino de Física na graduação para não físicos.

Já na terça-feira, as propostas e experiências de ensino de física para a graduação serão discutidas na mesa-redonda a ser composta pelos docentes Carmen do Prado (USP), Messias Borges da Silva (campus USP Lorena) e Elmo Salomão Alves (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

No mesmo dia, os docentes Valter Líbero (IFSC/USP e Centro de Divulgação Científica e Cultural de São Carlos – CDCC), Anibal Fonseca (Ciência Prima) e Adilson Aparecido de Oliveira (UFSCar), discorrerão em torno da temática Museus, Centros de Ciência e educação científica, enquanto os especialistas Sylvio Goulart Rosa (Fundação Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec), Silvio Crestana (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA) e Bruno Bernardes (SANTANDER) participarão da mesa-redonda subordinada ao tema A atuação do físico em empresas.

Vale a pena destacar também alguns cursos e oficinas programados para ocorrer no campus: nos dias 24 e 25, o Prof. Vanderlei Bagnato ministrará o curso Ensino experimental de física com kits de uso em grupo ou individual; nos dias 24, 25 e 26, haverá o curso Observação do céu, com participação da Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva (IFSC/USP), do Prof. Dr. Jorge Honel (CDCC) e do pesquisador André Luiz da Silva (CDCC)

No dia 24, o Prof. Dr. Euclydes Marega Junior (IFSC/USP) apresentará a oficina Utilização dos kits experimentais da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas em sala de aula. Em 26 de janeiro, o docente também coordenará a oficina Ensino experimental de óptica geométrica com componentes de acrílico para uso em sala de aula. Ambas terão como público-alvo professores do ensino médio.

No mesmo dia, os professores do ensino médio também serão o público-alvo da oficina A utilização de um planetário, que será ministrada pelos especialistas Vanderlei Bagnato, Wilma Barrionuevo e Rogério Barros, que integram o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPOF/CEPID’s/FAPESP).

Todas as atividades desta edição do SNEF podem ser conferidas AQUI.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..