13 de outubro de 2014

270 estudantes realizam avaliação no Campus USP São Carlos

Duzentos e setenta alunos do ensino fundamental e médio, oriundos de todo o estado de São Paulo, aprovados na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2014 – OBF 2014, realizaram no dia 11 de outubro, no Campus USP São Carlos, a 3ª fase da Olimpíada, coordenada, no estado, obf2014-350pelo docente do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Euclydes Marega Júnior. Ao todo, foram aplicadas três mil provas experimentais em todo o país.

As avaliações dessa 3ª fase foram aplicadas em nível I para alunos do ensino fundamental, Nível II para estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio, e nível III para alunos da 3ª série do ensino médio e 4ª do ensino técnico. Na parte da manhã, os estudantes do ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio (1ª e 2ª série) realizaram a prova experimental. Já no período da tarde, eles fizeram a avaliação teórica, que constituiu 40% da nota final. A prova teórica do nível I foi composta por oito questões dissertativas, enquanto a do nível II foi constituída por doze questões dissertativas, das quais os alunos tiveram que responderam obrigatoriamente a oito.

A avaliação para alunos do ensino médio (nível III) foi composta por uma única prova teórica, aplicada durante a tarde do dia 11, contendo igualmente oito questões. Os resultados foram disponibilizados aos alunos, no dia 12 de outubro. Já a premiação dos vencedores nacionais, nos respectivos estados, está programada para o mês de março de 2015.

Voltada a alunos do ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas, a Olimpíada Brasileira de Física é um programa criado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem como objetivo despertar e estimular o interesse pela física, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar alunos talentosos em física, preparando-os para as olimpíadas internacionais, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas, na academia e no setor produtivo nacional.