8 de junho de 2021

CePOF-IFSC/USP oferece bolsas de jornalismo científico

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), oferece bolsas de Jornalismo Científico de níveis 2, 3 e 4 (JC-II, JC-III, JC-IV) para profissionais  interessados em fazer parte da equipe de difusão científica desse CePID de excelência da FAPESP.

O CePOF é um centro internacional de pesquisa, inovação e difusão sediado na Universidade de São Paulo e financiado pela FAPESP. O centro tem como objetivo desenvolver ciência básica e aplicada de fronteira e promover avanços tecnológicos na área de óptica e fotônica.

Para mais informações sobre esse Centro, clique AQUI.

Os bolsistas integrarão uma equipe formada por profissionais de várias áreas e terão que interagir com pesquisadores, cientistas e colaboradores do CePOF espalhados ao redor do mundo.

O objetivo dessa Bolsa de Jornalismo Científico consiste no desenvolvimento de várias atividades para otimizar a divulgação científica do CePOF nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube, e na mídia em geral, com vistas à elaboração de material de divulgação, notícias e reportagens capazes de aumentar o conhecimento da população sobre ciência e ressaltar a importância das pesquisas feita pelo CePOF. Para isso, os bolsistas precisarão produzir conteúdo inédito, com o objetivo de tornar os canais mais ativos e atrair mais público.

Além disso, o bolsista deverá planejar atividades e trazer novas ideias para melhorar todas as atividades de difusão já realizadas pelo nosso Centro.

Projeto: Para obter o financiamento, o bolsista deve apresentar um projeto, necessariamente de interesse do CePOF. Para facilitar a candidatura, haverá a oportunidade de uma reunião prévia do candidato com os coordenadores  de difusão do CePOF para discutir um pré-projeto. Para isso, é necessário escrever um correio eletrônico.

Bolsa e Obrigações:  A bolsa a ser concedida segue estritamente as exigências e requisitos do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), da FAPESP (VER AQUI). As obrigações do solicitante, de acordo com o edital da FAPESP, estão descritas na seção 10.

A avaliação da solicitação será inicialmente realizada pelos coordenadores  de difusão do CePOF e numa segunda etapa, pela FAPESP. Não serão consideradas solicitações que não atendam todas essas condições, estipuladas formalmente no edital publicado pela FAPESP (AQUI).

Duração: A duração da bolsa é de seis meses, renováveis por mais seis meses.

Local de trabalho: sede CePOF, IFSC/USP – São Carlos, SP

Os interessados em se candidatar à vaga devem marcar a reunião e enviar o projeto para euclydes@ifsc.usp.br  e  prata@ifsc.usp.br  até 15 de julho de 2021.