19 de dezembro de 2011

Centro de Pesquisa do IFSC faz parceria com MIT

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) junto ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou chamada para o intercâmbio de pesquisadores.

Uma das propostas aprovadas, na área de física, contempla o Centro de Óptica e Fotônica do Instituto de Física do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), um dos Centros de Pesquisa de Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP em conjunto com o Centers for Ultracold Atoms, do MIT.

Do MIT, o pesquisador que participará do projeto é Wolfgang Ketterle, prêmio Nobel de Física em 2001, em parceria com o professor Vanderlei Salvador Bagnato (CEPOF/IFSC/USP). O título do projeto é “Investigation with Atomic Superfluids”.

FAPESP e MIT apoiarão a proposta selecionada, com recursos combinados de até US$ 30 mil (US$ 20 mil para pesquisadores e US$ 10 mil para bolsistas), pela vigência estabelecida na concessão, destinados, necessaria e exclusivamente, a despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde) e nos termos acordados entre as instituições.

Da chamada, participaram outros pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior ou de pesquisa, no estado, responsáveis por auxílios regulares e temáticos apoiados pela FAPESP e auxílios no âmbito dos programas Jovens Pesquisadores e CEPID.

Fonte: FAPESP