20 de abril de 2011

Centro de Divulgação de Astronomia comemora aniversário e oferece atividades

O Centro de Divulgação de Astronomia (CDA) da USP, mais conhecido na cidade como Observatório, comemora na próxima semana seu aniversário de 25 anos. O Observatório, inaugurado em 4 de abril de 1986, funcionava como uma pequena réplica de um observatório, mas hoje em dia já opera oficialmente como um observatório profissional, servindo à comunidade, às escolas, aos professores e aos cursos de licenciatura.

A iniciativa de construir o CDA partiu do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos, durante as gestões dos Diretores Prof. Dr. Milton Ferreira e Prof. Dr. Roberto Leal Lobo e Silva e da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural, coordenada pelo Prof. Dr. Dietrich Schiel. Eles convenceram a direção do Instituto Astronômico e Geofísico (São Paulo – SP/USP) a ceder o Telescópio Refrator Grubb 204/3000 de montagem equatorial alemã para ser instalado em São Carlos. As instalações físicas iniciais do Setor de Astronomia contaram com o apoio de verbas da USP, do CNPq e das indústrias de São Carlos.

Atualmente, o Observatório fica aberto todos os dias, disponibilizando atividades como Observação do Céu, Observação Noturna, Observação Solar e visitas orientadas. Para maiores informações, visiteHTTP://www.cdcc.sc.usp.br/cda

Na semana de comemoração dos 25 anos do CDA, uma série de atividades será oferecida à comunidade de São Carlos entre 24 de abril e 1° de maio. Entre as atividades mais esperadas, está a caminhada pelos totens do Sistema Solar no campus, observações diárias do céu noturno e a Sessão Astronomia Esécial, que engloba a história conjunta do Observatório e da Astronomia do mundo nos últimos 25 anos.

Confira a programação na íntegra.

Data: 20 de abril