14 de junho de 2017

Cartilha traz orientações para enfrentar a violência de gênero na universidade

Em parceria com a USP Mulheres e a Rede de Professoras e Pesquisadoras pelo Fim da Violência Sexual e de Gênero, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP lançou neste ano a cartilha Violência de Gênero na Universidade – Onde buscar ajuda? – Conheça seus direitos.

A publicação explica o que é a violência de gênero, quais são os tipos dessa violência e como ela pode acontecer dentro da universidade; orienta os procedimentos a serem tomados por quem sofre ou sabe da ocorrência de algum tipo de violência de gênero; e contém uma lista de contatos para o encaminhamento de denúncias, nos campi uspianos de Butantã, Quadrilátero Saúde/Direito e USP Leste.

A cartilha, uma adaptação da Cartilha da Comissão para Apurar Denúncias de Violência contra as Mulheres e Gêneros do campus da USP de Ribeirão Preto – de fevereiro de 2017 -, pode ser conferida AQUI.

Ações no IFSC/USP

A uma pesquisa recente do Instituto DataSenado, 29% de 1.116 brasileiras declararam já ter sofrido algum tipo de violência, sendo que em 2015 esse índice correspondia a 18%. Ciente de estatísticas como esta, o próprio Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a partir de seu site e também das telas sociais instaladas na Unidade, tem promovido ações sobre a temática de violência de gênero. Abaixo, confira algumas notícias e campanhas divulgadas pelo IFSC:

Notícias veiculadas no site do IFSC/USP:

USP integra movimento internacional da ONU

USP lança campanha sobre empoderamento das mulheres

Violência contra a mulher

Em busca de uma TUSCA com mais respeito à diversidade

“Escritório USP Mulheres” promove atividade de autodefesa feminina

Aumento da segurança no interior e no entorno

App permite envio imediato de ocorrências

“Campus USP”: aplicativo de segurança

Cartazes da campanha “ISSO TEM QUE PARAR”, divulgados pelo IFSC/USP:

Confira AQUI e AQUI.

No Campus USP São Carlos: como denunciar casos de violência de gênero?

No Campus USP São Carlos, casos relacionados à violência de gênero podem ser denunciados ao Setor de Acolhimento de Vítimas de Violência Sexual e de Gênero, pelo telefone (16) 3373-8021 ou pelo e-mail social.prefeitura@sc.usp.br; através do aplicativo Campus USP, disponível para download na Apple Store (sistemas iOS) e Play Store (sistema Android); ou à Guarda Universitária, pelo telefone (16) 3373-6666 ou pelo e-mail segurança.prefeitura@sc.usp.br.

(Créditos: Imagem 1 – Comissão para Apurar Denúncias de Violência Contra Mulheres e Gêneros – CAV-MULHERES – USP-RP)