4 de fevereiro de 2015

Docente do IFSC é destaque na Revista Pesquisa FAPESP

O Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto, docente do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, é um dos destaques da categoria Carreiras da edição de janeiro da Revista Pesquisa FAPESP.

O texto intitulado Instrumentos do Jarbas300saber, relata a trajetória profissional de Jarbas desde a época em que o docente concluiu seu doutorado em física, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, em 1981. Hoje, com 61 anos, é um dos sócios-fundadores da empresa Opto Eletrônica, em São Carlos, e o responsável pela implantação da oficina de óptica do IFSC/USP durante uma época em que o país ainda estava fechado a importações, o que facilitou o acesso de pesquisadores e empresas aos instrumentos ópticos.

Além de sua carreira profissional, a matéria destaca ainda alguns dos projetos que tiveram a assinatura de Jarbas, tais como a fabricação das câmeras dos satélites Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers 3 e 4) e o desenvolvimento de um equipamento óptico portátil que detecta o greening* em fase assintomática.

Para conferir o texto em sua íntegra, clique AQUI.

*Doença de difícil controle que acomete plantações de frutas cítricas.