10 de abril de 2015

Can a black hole have hair?

No dia 10 de abril, as 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Carlos Alberto Ruivo Herdeiro, da Universidade de Aveiro, Portugal, apresentou a palestra Can a black hole have hair?, através do Colloquium diei, onde falou sobre a métrica de Kerr que, no âmbito da relatividade geral, espera-se que possa descrever buracos negros astrofísicos. Além disso, Carlos Alberto também discutiu aspectos teóricos, astrofísicos e de física de altas energias para buracos negros de Kerr com cabelo escalar.

O docente tem experiência nas áreas de Carlos_Herdeiro300física de buracos negros, relatividade geral, relatividade numérica e radiação gravitacional, supergravidade, teoria de cordas e dualidade “gauge”/gravidade, geometria diferencial, efeito Casimir, teoria quântica de campo, cosmologia e modelos inflacionários.

Criada em 1973, hoje a Universidade de Aveiro conta com 16 departamentos, sendo eles: Ambiente e Ordenamento; Biologia; Ciências Sociais, Políticas e do Território; Comunicação e Arte; Economia, Gestão e Engenharia Industrial; Educação; Eletrônica, Telecomunicações e Informática; Engenharia de Materiais e Cerâmica; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Física; Geociências; Línguas e Culturas; Matemática; Química; e Ciências da Saúde.