8 de novembro de 2016

Campanha de doação de sangue

Numa iniciativa conjunta do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) e o Hemonúcleo Regional de Jaú (Unidade do Hospital Amaral Carvalho), realiza-se no dia 10 de novembro, entre as 16 e as 20 horas, uma campanha de doação de sangue aberta a toda a comunidade do Campus USP – São Carlos.

Os doadores devem se dirigir até o prédio Q5 do IQSC/USP, na Área-1 do Campus da USP, lembrando que os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação, enquanto as mulheres podem colaborar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Para participar, também é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos só poderão fazer a doação se estiverem acompanhados por um dos pais, ou por um responsável legal.

Já os maiores de 65 anos também poderão participar, caso já tenham doado sangue antes de completar 60 anos. Além disso, é preciso pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado (evitando a ingestão de alimentação gordurosa duas horas antes da doação) e estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Também é necessário levar um documento oficial com foto (obrigatório).

Participe, colabore. Seu sangue pode salvar uma vida.

13 de março de 2013

Campanha de doação de sangue

Hoje, 12 de março, ocorre a Campanha de Doação de Sangue, no edifício Q5 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/campus I).

A campanha, que ocorre das 8h30 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, é aberta a todos aqueles dispostos a doar sangue, desde que se encaixem nos seguintes pré-requisitos:

– ter entre 18 e 65 anos;

– peso mínimo de 50 Kg;

– estar em boas condições de saúde e não estar resfriado;

– não estar em jejum. Se tiver ingerido refeições pesadas, aguardar duas horas;

– não estar ingerindo medicamentos (espera de 15 dias após a ingestão de antibióticos e anti-inflamatórios e 1 mês para vacinas);

– se mulher, não estar grávida ou em período de amamentação;

– não ser portador de doença de Chagas, Sífilis, Hepatite ou HIV;

– não ter tido convulsões após os dois anos de idade;

– não ter frequentado, nos últimos seis meses, região com incidência de malária.

Para a doação, é indispensável apresentação de RG.

Com informações da assessoria de comunicação do IQSC