14 de maio de 2012

Café com física: “Tem física nova na previsão de mudanças climáticas?”

Seminarista: Henrique Barbosa (IF/USP)

Resumo:

Em 2007, com a divulgação do quarto relatório do IPCC sobre as mudanças climáticas, foi a primeria vez em que os cientistas afirmaram, categoricamente, que a ação humana tem sido responsável pela maior parte do aumento de temperatura observado no último século. No próximo relatório, o que tem se destacado é que as observações estão além das previsões mais pessimistas.

Mas qual a física e a matemática por traz das previsões de mudanças climáticas?

Nesta palestra iremos abordar a ciência que rege o sistema climático global e como ela é descrita nos modelos numéricos usados para previsões de tempo, clima e mudanças climáticas. Iremos mostrar a grande evolução conseguida nesta área nos últimos anos, mas também algumas das limitações que ainda não conseguiram ser vencidas.

A sala Celeste fica no segundo piso do prédio da Administração do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

A entrada para o evento é gratuita e todos estão convidados a participar.