13 de agosto de 2012

Café com Física: “Problemas multiparamétricos de autovalores e o espectro do Laplaciano”

Seminarista: Alberto Saa (Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação- Unicamp)

Resumo:

Várias questões relevantes em problemas de caos quântico dependem de detalhes do espectro do operador Laplaciano em regiões bi-dimensionais fechadas.

Será feita uma breve revisão destas questões, com especial ênfase a bilhares com “contornos separáveis”, para os quais o problema de autovalores do Laplaciano se reduz a um problema multiparamétrico de autovalores, problema este não tão bem conhecido como o problema de autovalores usual. Algumas dificuldades da sua solução serão apresentadas.

O seminário será realizado na Sala Celeste, localizada no 2º piso do Prédio da Administração do IFSC. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar.