6 de junho de 2013

Cadeias de spin Temperley-Lieb com fronteiras abertas

Giuliano-UFSCarNa edição do Journal Club de 6 de junho, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu a visita do pesquisador Prof. Dr. Giuliano Pavan Ribeiro, do Departamento de Física da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos-, que, no período da manhã, discutiu os resultados de seu trabalho de pesquisa relacionado com o espectro da cadeia de spin-1 Temperley-Lieb, rodada em condições de contorno abertas integráveis.

Pavan Ribeiro mostrou que esse modelo tem uma estrutura bastante complexa e integrável, que não se encontra presente em qualquer outro modelo.

A compreensão desta importante estrutura é essencial para a descrição do espectro, especialmente quando se consideram as condições de limites do não-trivial.