28 de junho de 2019

Buracos negros: de Albert Einstein às ondas gravitacionais e além

A edição de junho de 2019 do programa “Ciência às 19 Horas” saiu de seu habitual reduto e foi ao encontro da população escolar, mais especificamente à da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião (São Carlos), cujo encontro aconteceu no dia 18 de junho, pelas 10h00, no auditório daquele estabelecimento de ensino, numa parceria entre o IFSC/USP e a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos / Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O palestrante convidado foi o Prof. João Steiner (IAG-USP), que discorreu sobre o tema “Buracos Negros: De Albert Einstein às ondas gravitacionais e além”, onde apresentou o  conceito, a origem e a evolução da ideia de buraco negro.

Em sua palestra, Steiner discutiu e explicou os diversos passos que levaram a ciência a confirmar a existência desses objetos, tendo mostrado porque eles são importantes para a formação de estruturas do universo.

Em 2016, foi anunciado a detecção direta de ondas gravitacionais provocadas por colisão de dois buracos negros: em 2019, foi mostrada a primeira imagem da sombra de um buraco negro super-gigante. Em ambos os casos, a ideia de buraco negro foi confirmada no limite do campo gravitacional forte. Especula-se, ainda, sobre os próximos avanços científicos relacionados ao estudo desses objetos

Steiner conversou com a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP sobre esse tema apaixonante, não tendo deixado de lado a importância da divulgação científica no âmbito geral, principalmente quando o assunto é repassar conhecimentos à sociedade.

Acompanhe a entrevista feita ao Prof. João Steiner, clicando na imagem abaixo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP