2 de julho de 2013

Brasil acolhe o maior evento mundial de raios cósmicos

Numa organização conjunta da SBF – Sociedade Brasileira de Física e do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, decorre entre os dias 02 e 09 de julho, no Rio de Janeiro, a 33ª edição do International Cosmic Ray Conference – The Astroparticle Physics Conference, o mais importante evento científico internacional dedicado à radiação cósmica, que pela primeira vez acontece na América do Sul.solar

Esta edição decorrerá no Centro de Convenções Sul-América e acolherá mais de mil cientistas que compartilharão os últimos resultados na área, abordando temas que vão desde o estudo do Sol até os mistérios mais instigantes das profundezas do espaço, como as explosões de raios gama e a natureza da matéria escura.

Entre as conferências mais aguardadas, conta-se a de Samuel Ting, físico americano e vencedor do Nobel em Física em 1976, atual líder do experimento AMS (Espectrômetro Magnético Alfa), que foi instalado em maio de 2011 na Estação Espacial Internacional (ISS).

Outro participante ilustre será Ed Stone, que coordena a chamada missão interestelar das sondas Voyager. Lançadas na década de 1970 em uma rota para além das fronteiras do Sistema Solar, elas avançam rapidamente na direção da chamada heliopausa – região em que a radiação solar já não mais predomina sobre a que vem das outras estrelas. Espera-se que Stone apresente os resultados mais recentes obtidos com a Voyager-1 (a mais distante das duas sondas) e confirme a quantas anda a busca pelos limites extremos da influência solar.

A International Cosmic Ray Conference também será palco da entrega dos prêmios concedidos pela IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) para a pesquisa em física de raios cósmicos e astrofísica de partículas.

Clique AQUI para acessar o site oficial do evento.