25 de outubro de 2013

Bóson de Higgs, uma longa caminhada: do papel ao anel, do anel ao Nobel

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, esteve representado pelo Prof. José Abdalla Helayël – Neto em mais uma edição da iniciativa Colloquium diei, realizada no IFSC no dia 25 de outubro.

IMG_1488O palestrante convidado abordou o tema Bóson de Higgs, uma longa caminhada: do papel ao anel, do anel ao Nobel, com um período de introdução que verteu na discussão sobre bósons escalares em conexão com as partículas elementares, iniciada na década de 1930, com Fermi, Majorana, Pauli e Weisskopf.

Ainda introdutoriamente, registre-se que na década de 1950, Salam resolve algumas questões teóricas e compreende, com o advento das teorias de Yang-Mills-Shaw, o papel de campos escalares na base da compreensão de um mecanismo para a geração das massas para as partículas fundamentais.

Com as contribuições decisivas de Brout, Englert e Higgs, por um lado, Guralnik, Hagen e Kibble, por outro lado, o palestrante recordou a consolidação da física de uma nova partícula escalar considerada elementar, o Bóson de Higgs. Estabelece-se a Teoria Eletrofraca e emerge, posteriormente, o Modelo-Padrão da Física de Partículas. Com isto, tem início também a era dos grandes aceleradores. Do SPS ao LEP e do LEP ao LHC, o Modelo-Padrão vem sendo testado com precisões sempre mais altas e suas extensões – uma nova física acima da escala eletrofraca – estão sendo colocadas à prova. Dentre estas, a teoria realmente sub judice é a Supersimetria (SUSY).

José Abdalla Helayël – Neto discutiu discutida a relação entre SUSY e o Bóson de Higgs, tendo destacado o esforço maior que será concentrado na identificação desta nova partícula e na apresentação do real status da SUSY como uma possível nova física além do Modelo-Padrão, após os três primeiros anos de operação do LHC.