16 de maio de 2013

Bolsas para pesquisador visitante sênior e pós-doutorando

Foi lançado, recentemente, o edital CAPES/CNPEM que prevê a distribuição de dez bolsas na modalidade Pesquisador Visitante Sênior e outras quinze na de Pós-doutorado, tendo em vista estimular a pesquisa científica e tecnológica nas áreas de biotecnologia, luz Síncrotron, bioenergia e nanotecnologia, sendo que os projetos aprovados serão desenvolvidos nos Laboratórios Nacionais que integram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP.

As referidas bolsas têm uma vigência de até quarenta e oito meses para Pesquisador Visitante Sênior, e de até 36 meses para Pós-doutorando, com valor mensal de R$ 8.905,42 e R$ 4.100,00, respectivamente, sendo que o CNPEM financiará o custeio de passagens, taxa de bancada (para pós-doutorandos), alimentação e seguro saúde dos beneficiados.

O edital está aberto para a submissão de propostas. Mais informações podem ser acessadas no link: www.capes.gov.br/editais/abertos/6261-capescnpem

O edital exige que o candidato à bolsa de Pesquisador Visitante Sênior tenha o título de doutor há pelo menos dez anos, além de destacada produção científica na respectiva área. Para pós-doutorado, o proponente deverá ter finalizado o curso de doutorado há, no máximo, cinco anos. Os projetos submetidos serão avaliados por uma área técnica da CAPES e por um comitê científico instituído para essa atividade.