6 de agosto de 2014

Bolsa FAPESP para pós-doutorado em Fotônica e Optoeletrônica

O projeto de pesquisa Grafeno: fotônica e optoeletrônica, que tem apoio da FAPESP, por intermédio do programa São Paulo Excellence Chair (SPEC), tem duas oportunidades de bolsa de pós-doutorado para atuar no Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MackGrafe).

Uma das bolsas é para pesquisa com geração de pulsos ultracurtos e a outra, em grafeno e nanomateriais 2D em lasers multifuncionais.

O pesquisador da área de pulsos atuará no desenvolvimento de técnicas de obtenção do acoplamento de modos híbridos para conseguir pulsos ultracurtos em altas taxas de repetição, acima de 40 GHz, utilizando nanomateriais bidimensionais, como absorvedor saturável.

Já o pesquisador da área de grafeno e nanomateriais 2D irá explorar as propriedades não lineares de nanomateriais bidimensionais com o objetivo de desenvolver fontes lasers multifuncionais, lasers com múltiplos regimes de operação em vários comprimentos de onda e taxas, e que possam ser modulados de forma independente.

Ao longo do projeto, o bolsista deverá dominar técnicas de processamento de grafeno e nanomateriais bidimensionais, assim como métodos computacionais e experimentais de caracterização.

Os interessados deverão enviar currículo profissional – incluindo lista de publicações – e os nomes e contatos de dois doutores capazes de elaborar carta de recomendação para o e-mail thoroh@mackenzie.br.

O prazo para inscrição encerra-se no dia 22 de agosto.

Para mais informações sobre as oportunidades, clique AQUI. e AQUI.

O selecionado receberá bolsa de pós-doutorado da FAPESP, no valor de R$ 6.143,40 mensais, e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a auxílio instalação.

Obtenha MAIS INFORMAÇÕES sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.