20 de novembro de 2013

Biossegurança em laboratórios de microbiologia

A Profa. Dra. Sandra Bosco, docente do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biociências, da UNESP-Botucatu (SP), foi a palestrante convidada de mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC, que decorreu no dia 20 de novembro.

Subordinada ao tema Biossegurança em laboratórios de microbiologia, a palestra de Sandra Bosco mostrou que, apesar dos micro-organismos existirem há milhões de anos antes da humanidade habitar o planeta, sua descoberta como agentes causadores de doenças é relativamente recente.

Em meados do século XIX, a partir da observação de Ignaz Semmellweiss – um médico húngaro que trabalhava na Escola de Medicina de Viena , foi possível reduzir a taxa de mortalidade de febre puerperal que assolava a maternidade do Hospital de Viena, principalmente na divisão atendida pelos estudantes de medicina da época. Dessa maneira institui-se a antissepsia, prática extremamente recomendada até os dias de hoje SANDRA_BOSCOpara a redução de infecções.

Sandra Bosco pontuou que, naquela época, pouco se conhecia sobre a vida microscópica, sendo que as doenças infecciosas eram atribuídas a “miasmas”, consideradas emanações de matérias pútridas responsáveis por causarem tais doenças. Foi a partir das observações do químico francês Louis Pasteur e do médico alemão Robert Koch, ao final do século XIX, que se começou a pensar que cada doença teria seu agente etiológico.

Deste período até meados da década de 70, o conhecimento sobre os micro-organismos avançou consideravelmente, sendo nesta ocasião introduzido os conceitos de níveis de biossegurança e classes de risco dos mesmos, tendo em vista grande número de acidentes laboratoriais que aconteciam.

E foi neste aspecto que, tendo em vista que a microbiologia, como ciência, apresenta importante característica multidisciplinar, o conhecimento da biossegurança, seus níveis e classes de risco dos micro-organismos é fundamental para garantir o sucesso das pesquisas e também da proteção dos integrantes da equipe de trabalho.

Sandra Bosco é médica veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP de Botucatu-SP (1995), onde também fez residência em Zoonoses e Saúde Pública (1998), sob orientação do Prof. Adj. Helio Langoni. Concluiu o Mestrado em Medicina Veterinária pela FMVZ-UNESP/Botucatu, em 2001, Doutorado em Patologia pela FMB-UNESP/Botucatu, em 2005 e Pós-Doutorado no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB-UNESP) em 2007, com a orientação e supervisão do Prof. Adj. Eduardo Bagagli. Atualmente, é docente do IBB-UNESP/Botucatu, junto ao Departamento de Microbiologia e Imunologia, ministrando aulas de Micologia na graduação e pós-graduação, tendo experiência em Micologia Médica, tanto animal quanto humana.

(Na foto, a Dra. Natália Inada, responsável pelos seminários do Grupo de Óptica do IFSC, junto com a Profa Dra. Sandra Bosco)