1 de abril de 2013

Biorrefinarias: Máquinas de Produção de Energia e Armazenamento Geológico de Carbono

Decorreu no dia 27 de março, pelas 16h30, na Sala F-210 (IFSC), mais uma edição da iniciativa “Café com Física”, desta vez com a participação do Prof. Paulo Seleghin, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, que apresentou o tema Biorrefinarias de Produção de Energia e Armazenamento Geológico de Carbono.

Na sua apresentação, o palestrante referiu que a exaustão das reservas de petróleo e gás tem impulsionado o desenvolvimento de alternativas baseadas em fontes renováveis de carbono, notadamente biomassa produzida e processada em sistemas agroindustriais de grandes escalas.

A conversão desta biomassa em vetores de energia e insumos bioquímicos será feita em biorrefinarias, cuja implementação pressupõe avanços científicos e tecnológicos cruciais para a sustentabilidade deste novo modelo industrial.

Em específico, novas tecnologias de combustão podem ainda transformar uma biorrefinaria em uma máquina de captura e armazenagem de CO2, contribuindo assim para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Nesta palestra, Seleghin mostrou que cálculos preliminares baseados no setor sucro-energético brasileiro comprovam que o potencial é equivalente ao total de emissões de CO2 fóssil no Brasil, o que, entre outras vantagens, significaria cancelar completamente nossa pegada de carbono.

26 de março de 2013

Café com Física

A exaustão das reservas de petróleo e gás tem impulsionado o desenvolvimento de alternativas baseadas em fontes renováveis de carbono, notadamente biomassa produzida e processada em sistemas agroindustriais de grandes escalas.

A conversão desta biomassa em vetores de energia e insumos bioquímicos será feira em biorrefinarias cuja implementação pressupõe avanços científicos e tecnológicos cruciais para a sustentabilidade deste novo modelo industrial.

Cálculos preliminares baseados no setor sucro-energético brasileiro mostram que o potencial é equivalente ao total de emissões de CO2 fóssil no Brasil, o que, dentre outras vantagens, significaria cancelar completamente nossa pegada de carbono.

Palestrante: Prof. Paulo Seleghin (Escola de Engenharia de São Carlos – USP)