22 de agosto de 2013

Bioestatística com Ênfase a Coleta e Análise de Dados de Pesquisas Clínicas

José Silvio Govone, docente do Departamento de Estatística Matemática Aplicada e Computação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP/Rio Claro, foi o palestrante convidado em mais um seminário organizado pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que decorreu no início da tarde do dia 22 de agosto, na sala de seminários do grupo, tendo abordado o tema “Bioestatística com Ênfase a Coleta e Análise de Dados de Pesquisas Clínicas”.

Seminrio_GONesse seminário, Govone promoveu a discussão sobre algumas técnicas de análise estatística de dados de natureza biológica, particularmente de ensaios clínicos e sistemas biológicos, tendo dado ênfase a problemas que comumente aparecem em relação ao tamanho da amostra, aleatoriedade, independência das observações, viés, entre outros.

O convidado do Grupo de Óptica do IFSC é Bacharel em Estatística, pela UFSCar, Mestre em Bioestatística, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, pela Escola de Engenharia de S. Carlos, USP, Livre Docente em Bioestatística e Probabilidade e Estatística, pela UNESP. Atua em bioestatística e estatística espacial, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Rio Claro, é credenciado no programa de PG Biometria, Instituto de Biociências, UNESP de Botucatu e é colaborador nos programas de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas e Odontologia, UNESP Araraquara.