13 de setembro de 2021

Biblioteca do IFSC/USP reabre para atender presencialmente sua comunidade

Espaço “24 horas”

A Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) reabriu no passado dia 23 de agosto as suas portas para atender, de forma presencial e em um primeiro momento, sua comunidade interna, bem como a comunidade do Campus USP de São Carlos – alunos de graduação e de pós-graduação, bem como docentes e servidores não docentes.

A segurança e proteção de todos os usuários e servidores estão devidamente asseguradas na entrada e permanência no espaço denominado “24 horas”, que são feitas por intermédio do cartão USP, como também pela verificação constante do número de usuários presente no interior das dependências da Biblioteca, restritas ao espaço apenas dedicado ao estudo, sendo que as salas de estudo em grupo ficarão fechadas para evitar aglomerações. Limpeza e desinfeção diária de todo o piso, manutenção periódica do sistema de ar-condicionado, com troca constante de filtros, distanciamento entre as mesas de trabalho – que reduz drasticamente o número de pessoas -, obrigatoriedade do uso de máscaras o tempo todo, álcool-gel para desinfeção das mãos e álcool 70% para a limpeza e descontaminação de mesas e objetos, tudo foi pensado para que esta reabertura parcial, presencial, possa auxiliar a comunidade a retomar suas atividades de forma gradual e segura, obviamente com um foco especial nos alunos.

Ana Mara Prado

Ana Mara da Cunha Prado, responsável pela Biblioteca, enfatiza o fato dos usuários estarem impedidos de acessar a área do acervo. “Qualquer usuário que necessite de um livro ou de outro documento que esteja no acervo deverá solicitar diretamente à equipe de atendimento que se encontra de serviço todos os dias úteis, entre as 08h00 e as 18h00, tudo para que seja evitado qualquer tipo de contaminação cruzada”. Para reforçar ainda mais a segurança dos usuários, o Diretor do Instituto, Prof. Vanderlei Bagnato, cedeu à Biblioteca dois aparelhos sanitizadores de ar e uma câmara de ozônio especialmente concebida pelo Grupo de Óptica do IFSC/USP para descontaminar documentos e livros (VER AQUI).

“Esta câmara de ozônio veio agilizar muito todo o trabalho. Diariamente colocamos no interior dessa câmara os livros que foram utilizados, sendo que após o ciclo de desinfeção todos eles podem regressar diretamente para as suas respectivas estantes com total segurança e prontos para serem novamente manuseados”, sublinha Ana Mara. Embora a demanda ainda esteja baixa, o certo é que a tendência é de um aumento gradual do número de usuários, já que os estudantes não estão encontrando outras áreas para estudo, pois cada Unidade está seguindo as orientações de suas diretorias e com isso as demais Bibliotecas do Campus ainda não abriram as portas no Campus USP de São Carlos.

Outro fator importante é que, se algum aluno necessitar de utilizar a Biblioteca fora do horário de expediente, poderá fazê-lo através de uma inscrição antecipada e do normal controle de entrada e permanência no espaço através das equipes de vigilância e segurança interna do Instituto. Já no que diz respeito à comunidade fora do Campus da USP de São Carlos, a responsável pela Biblioteca do IFSC/USP mantém sua correta postura de obedecer a todos os cuidados na atual situação. “Embora a Biblioteca esteja apenas funcionando para o Campus USP de São Carlos, certamente que iremos ajudar – dentro das limitações impostas – pessoas externas que necessitem de nossos serviços. Cada caso será analisado e certamente haverá uma resposta positiva”, conclui Ana Mara.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP