13 de novembro de 2012

Biblioteca digital da produção intelectual/ Portal de revistas USP

BIBLIOTECA DIGITAL DA PRODUÇÃO INTELECTUAL

A Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI) é um sistema de gestão e disseminação da produção científica, acadêmica, técnica e artística, estruturada de forma a tornar público e acessível o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas internamente. Tal repositório institucional contribui, assim, para o aumento da visibilidade e impacto da produção USP, a geração de importantes indicadores, além de garantir a preservação de sua memória intelectual.

No lançamento oficial, em 22 de outubro de 2012 (Resolução nº 6.444), continha mais de 20 mil documentos produzidos por docentes, alunos, servidores e pós-doutorandos da USP, publicados, exclusivamente, em revistas científicas indexadas pelo SciELO, pela Web of Science, no período de 2008-2011.

Para saber mais sobre esse repositório e como incluir sua produção, dirija-se a uma das Bibliotecas da USP ou mande e-mail para suporte_bdpi@sibi.usp.br

PORTAL DE REVISTAS USP

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project, entre outros.

No âmbito interno, se encontra indexado pelo Portal de Busca Integrada do SIBi e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todo os documentos de autores USP publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas.

Maiores informações sobre as revistas USP ou os procedimentos para inserir sua revista fale com uma das Bibliotecas USP ou mande e-mail para credenciamento@dt.sibi.usp.br

Com informações do Serviço de Biblioteca e Informação do Instituto de Física de São Carlos (SBI/IFSC)