25 de março de 2015

“Banda Mogiana” lota Teatro Municipal de São Carlos

mogiana1000-200Em mais um grande espetáculo musical, que lotou o Teatro Municipal de São Carlos no dia 23 de março, a agora denominada Banda Mogiana (antes era “Mogiana Jazz Band”), do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCL-RP/USP), trouxe até ao público são-carlense uma programa de luxo, essencialmente composto por sambas da autoria de alguns dos mais renomados compositores brasileiros.

Em cerca de uma hora e meia de espetáculo, a “Banda Mogiana”, constituída por cerca de vinte e cinco músicos, entre docentes, alunos e servidores da FFCL-RP, regida pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, encantou uma plateia de cerca de 400 espectadores, que exigiram, no final da apresentação, um merecido “bis”.

Este espetáculo inseriu-se na iniciativa denominada Concertos USP / Prefeitura de São Carlos – uma parceria que durará todo o ano de 2015 e estabelecida recentemente entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de São Carlos -, na sequência da série de concertos que ocorreu em 2014, no âmbito das comemorações do 80º Aniversário da USP e do 20º Aniversário do Instituto de Física de São Carlos, com a participação da USP Filarmônica, além de vários outros grupos oriundos daquela unidade da USP de Ribeirão Preto.

mogiana1000-3

Recebendo e dando as boas-vindas ao público presente, o principal impulsionador desta parceria, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, sublinhou a parceria existente entre o Instituto e o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, sob a liderança do Prof. Rubens Russomanno Riciarddi e com o apoio fundamental do Prof. Fernando Luís Medina Mantelatto, Diretor dessa Faculdade, tendo agradecido os inestimáveis apoios recebidos pela própria Universidade de São Paulo, na pessoa de seu Reitor, Prof. Marco Antonio Zago, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, através da Pró-Reitora Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos, através do seu presidente Prof. João Marcos de Almeida Lopes, do IFSC/USP, na pessoa do Prof. Valtencir Zucolotto, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, e de Roberto Mori Roda, Coordenador de Artes e Cultura de São Carlos, além do apoio do Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani.

mogiana1000-2

A Universidade de São Paulo sai, assim, ao encontro da sociedade, sendo que o principal intuito da série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos é oferecer a oportunidade para que as populações de São Carlos e região possam ter acesso gratuito a espetáculos musicais de grande qualidade, mostrando, em simultâneo, as grandes potencialidades artísticas que existem em toda a nossa região.

O Teatro Municipal de São Carlos prepara-se já para receber, no dia 09 de abril, outro grande evento musical, com a apresentação daquele que é considerado o maior tenor do Brasil – Fernando Portari. Para mais informações sobre este grande evento cultural, fique atento às notícias veiculadas nos sites do IFSC/USP (http://www.ifsc.usp.br/) e da Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Agenda do Teatro Municipal de São Carlos (http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/programacao-teatro-municipal.html)