14 de maio de 2014

B physics and lattice QCD simulations

No dia 14 de maio, pelas 16h30, na Sala F-210 do IFSC-USP, o pesquisador francês Benoit Blossier, da Universidade Paris-Sud, ministrou a palestra subordinada ao tema B physics and lattice QCD simulations, um seminário inserido no programa Café com Física.

Agora, que a grande quantidade de dados experimentais está mais acessível, os testes de precisão do Modelo Padrão e de diversos ensaios da Nova Física tornaram-se mais viáveis BENOIT_BLOSSIER300na área.

Infelizmente, a incerteza teórica, principalmente quando se trata dos efeitos dificilmente computáveis de longa distância da forte interação que limitam quarks e glúons em hádrons, estreitam o impacto de futuras medidas experimentais nos modelos da Nova Física.

A matéria QCD oferece uma grande abordagem para o cálculo dessas contribuições de hadrônicos de naturezas não-perturbativas. No entanto, são necessários alguns cuidados para a obtenção de resultados confiáveis para Quark B – ou Quark Bottom -, pois tem que manter os efeitos de tamanho finito e também os de discretização sobre controle.

Depois de ter introduzido as principais características da treliça de QCD, Blossier apresentou uma estratégia para lidar com quark pesado dentro de estados excitados. Além disso, o pesquisador ilustrou o processo em uma medida recente da massa do quark b e a constante de decaimento do Méson B.

Benoit Blossier, que atua no Laboratório de Física Teórica da Universidade Paris-Sud (França), trabalha com física de partículas, mais especificamente com a fenomenologia dos Mésons B e Matéria QCD.