1 de julho de 2019

Parceria muito interessante – “Aventuras na Ciência – Luz e Cores”

Apesar dos problemas e desafios apontados no ensino de ciências, em geral, e de Física, em particular, merece destaque a recente proposta de inovação curricular que tem como objetivo superar os diversos obstáculos educacionais; o projeto denomina~-se “Aventuras na Ciência”, lançado em 2012 e desenvolvido pela Empresa Educar Inovação Tecnológica Lda”, em colaboração com cientistas da USP, UNICAMP e UFRJ, tendo como foco estimular, através de kits instrucionais, a prática de ciência entre os jovens, principalmente nos cursos do Ensino Médio, nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Nesse âmbito, a EE Conde do Pinhal (São Carlos) realizou no dia 14 de junho, durante o período da tarde, a “Culminância Eletivas”, que congregou alunos e professores em redor de muitas experiências científicas simples, com destaque para o projeto “Aventuras na Ciência – Luz e Cores”, coordenado pelo docente do IFSC/USP, Prof. Marcelo Alves Barros. A realização deste evento foi do IFSC/USP e do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC), com uma parceria entre a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, EE Conde do Pinhal e a “Educar Inovação Tecnológica e Cia”.

A equipe de cientistas que contribuiu para a execução dos kits foi constituída por: Moysés Nussenzveig – Físico (UFRJ), Eliana Dessen – Bióloga (USP), Mayana Zatz – Bióloga (USP), Beatriz Barbuy – Física (USP), Vanderlei Bagnato – Físico (USP), Henrique Toma – Químico (USP), Eduardo Colli – Matemático (USP), Carlos Henrique de Brito Cruz – Físico (UNICAMP) e Luiz Antônio de Oliveira Nunes – Físico (USP).

Clique na imagem abaixo para assistir à reportagem sobre este evento.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP