9 de junho de 2014

Avaliando estrutura e função no glaucoma: oportunidades de pesquisa

No último dia 06 de junho ocorreu mais um seminário do Grupo de Óptica do IFSC-USP, na sala de seminários do grupo, pelas 12h50, desta vez, com a presença do Prof. Dr. Augusto Paranhos Junior, que apresentou a palestra Avaliando estrutura e função no glaucoma: Oportunidades de pesquisa.paranhos300

Na sua apresentação, Paranhos destacou o tema Glaucoma, doença definida como uma neuropatia óptica associada a danos estruturais típicos do nervo óptico, que também pode estar associada a alterações funcionais.

Por fim, o Prof. Augusto abordou o fato dessa doença também ser considera pela Organização Mundial de Saúde, a primeira causa de cegueira irreversível na população mundial, e também apresentou oportunidades de pesquisa para os que atuam ou pretendem trabalhar nessa área.

Paranhos possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo e livre docência também por esta Universidade. Ele tem experiência na área de medicina, com ênfase em cirurgia oftalmológica e atua com os temas glaucoma, oftalmologia, disco óptico, tonometria e catarata.