3 de julho de 2013

Atividades Paralelas da Olimpíada Brasileira de Física

Em 2013, a comissão da Olimpíada Brasileira de Física esta programando uma série OBF_Logo_Oficialde atividades paralelas às provas da OBF – Olimpíada Brasileira de Física das 1ª, 2ª e 3ª fases. Estas atividades têm como objetivo estimular todos os alunos que participam da OBF-2013 ao estudo de Física, de uma forma diferente. Além de atividades para os alunos, existem outras dedicadas aos professores cadastrados.

O tema das Atividades Paralelas de 2013 será: FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, tema gerador da 1ª fase da OBF-2014, que contará com:

(1) Concurso de Ilustrações sobre o tema proposto;

(2) Concurso de fotografias com tema livre;

(3) Desafio para equipes coordenadas por um professor, onde se pretende a demonstração, a partir de um experimento, de processos de transformação/conversão de energia, preferencialmente utilizando fontes renováveis: energia eólica, energia solar. Medir experimentalmente parâmetros como: a eficiência de conversão do processo entre outros.

Concurso de Ilustrações:

No capítulo dedicado ao Concurso de Ilustrações, aberto para alunos de todos os níveis, o objetivo é elaborar uma ilustração que interprete o tema “Fontes Renováveis de Energia”, em tamanho de no máximo 30×42 cm.

Categorias:

1 – Ilustração a mão livre usando qualquer técnica de desenho.

2 – O desenho pode ser feito também por computador (ilustração digital).

Cada participante poderá participar com apenas uma ilustração em uma das categorias. A ilustração deve ser acompanhada de um texto que explique o conteúdo da mesma, evidenciando os aspectos e conceitos Físicos.

Os critérios de julgamento serão a originalidade na interpretação artística, a existência de evidência de leis físicas, bem como aspectos visuais e plásticos.

Forma de Apresentação: Preencher o formulário específico e enviar o original da ilustração para endereço da Coordenação Nacional da OBF.

Serão premiadas com placas(ou medalhas) as melhores ilustrações de cada categoria, sendo que a critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Concurso de Fotografias:

No Concurso de Fotografias, que é dedicado a alunos de todos os níveis e professores cadastrados, os objetivos são compor uma foto (usando qualquer tipo de câmera ou celular) que represente um fenômeno Físico. Cada participante poderá participar com apenas uma foto.

Quanto aos critérios de julgamento, eles estarão voltados para a originalidade da foto, interpretação artística, existência clara de um fenômeno físico, e aspectos visuais e plásticos.

Poderão concorrera alunos de todos os níveis, bem como professores cadastrados.

Forma de Apresentação: Preencher o formulário específico e enviar o arquivo gravado da foto em CD (em qualquer formato ou resolução) para o endereço da Coordenação Nacional da OBF. A foto deve ser acompanhada de um texto que explique o conteúdo da mesma.

Premiação: Serão premiados com placas (ou medalhas) os primeiros colocados de cada categoria. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Concurso de Problemas:

fisicaNo capítulo dedicado ao Concurso de Problemas, ele é dedicado apenas aos professores cadastrados e os objetivos são compor um banco de questões para a 1ª fase da OBF-2014 a partir do tema FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA.

Todos os problemas enviados (e aprovados previamente por uma comissão de avaliação) poderão compor, a partir de Fevereiro do próximo ano, um material que será utilizado para consulta de todos os alunos. Cada professor poderá enviar um conjunto com cinco problemas originais (com a resolução) para qualquer nível e que esteja inserido dentro do programa da OBF e inspirados no tema gerador.

Forma de Apresentação: Formulário e as instruções de envio disponíveis na área de acesso dos professores.

Quanto aos critérios de julgamento, eles incidirão sobre originalidade, adequação ao tema gerador, clareza na escrita.

A premiação será uma com placa/medalha para o professor com o melhor conjunto de problemas. A critério da comissão poderão ser oferecidas Menções Honrosas.

Desafio da Física:

Por último, o Desafio da Física, dedicado a equipes formadas por alunos de escolas participantes e orientadas pelo professor cadastrado. O objetivo é demonstrar, a partir de um experimento, processos de transformação/conversão de energia, preferencialmente utilizando fontes renováveis: energia eólica, energia solar. Medir experimentalmente parâmetros como: a eficiência de conversão do processo entre outros.

Cada escola cadastrada pode participar com quantas equipes desejar de no máximo cinco estudantes (de qualquer nível) coordenados pelo(s) professor(es) cadastrado(s).

Para os critérios de julgamento, o experimento/montagem experimental não necessita ser original. Serão levados em consideração no julgamento: criatividade do aparato experimental/metodologia, qualidade dos resultados e sua interpretação, apresentação dos resultados junto com relatório final.

Forma de Apresentação: Formulário de inscrição impresso junto com o relatório. O relatório impresso junto com um DVD contendo um arquivo deste em pdf deve ser enviado à Coordenação Nacional da Olimpíada. No DVD deve ser enviado um vídeo que mostre detalhes do aparato experimental e o seu funcionamento.

Será atribuído um troféu para a escola e medalhas para o(s) professor(es) com melhor proposta para o desafio e medalhas para todos os alunos integrantes da equipe.

Calendário:

10/06/2013 – Lançamento das atividades;

30/10/2013 – Data limite para envio de material para o Concurso de Ilustração e Fotografias;

30/10/2013 – Data limite para envio da inscrição do Desafio da Física;

FEV/2014 – Divulgação dos resultados;

Endereço para envio do material:

Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Física – A/C Wilma

Instituto de Física de São Carlos – USP – Caixa Postal. 369 – São Carlos – SP – CEP 13560-970

Dúvidas: encaminhar um email para wilma@ifsc.usp.br