27 de agosto de 2014

Atividade espontânea e avalanches em dinâmica neural

No último dia 27 de agosto, pelas 16h30, na sala F210, ocorreu mais uma edição do programa Café com Física, desta vez, com o Prof. Dr. Leonardo Maia, do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), que apresentou a palestra Atividade espontânea e avalanches em dinâmica neural.

mais300Os progressos tecnológicos em computação e instrumentação científica nas duas últimas décadas abriram importantes linhas de pesquisa em neurociência. O notável aumento na capacidade de aquisição e processamento de sinais eletrofisiológicos tem levado a um “dilúvio de dados”, cuja interpretação é desafiadora e exige abordagens teórico-computacionais.

Neste seminário, Leonardo discutiu algumas investigações que vêm sendo desenvolvidas nesse contexto, enfatizando, em particular, algumas abordagens, como a de que conceitos de criticalidade da física estatística podem ser relevantes na análise de “avalanches” de atividade neural e que, em algumas situações, os padrões estatísticos de respostas estimuladas de redes neurais podem ser praticamente independentes da natureza dos estímulos.

O Prof. Leonardo possui bacharelado e mestrado em Física, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e doutorado, também em Física, pelo IFSC-USP. Atualmente ele é Professor Doutor MS-3 no Instituto de Física de São Carlos, tendo experiência em Física e Matemática Aplicada, se dedicando a estudos sobre ligações entre física estatística e neurociência teórica e computacional, embora ainda mantenha seus antigos interesses na modelagem de processos de degeneração mutacional e em evolução molecular.