18 de outubro de 2013

Aspectos energéticos e estruturais da interação entre surfactantes e polímeros

O habitual programa Colloquium diei trouxe ao IFSC, no dia 18 de outubro, o pesquisador Prof. Watson Loh, do Instituto de Química da UNICAMP, que apresentou a palestra intitulada Aspectos energéticos e estruturais da interação entre surfactantes e polímeros.IMG_1463

Neste colóquio, o palestrante apresentou os recentes resultados obtidos nas investigações calorimétricas, demonstrando a possibilidade de se obter informações em nível molecular, a partir de medidas energéticas em sistemas complexos.

Também foram descritos estudos dos equilíbrios de fases e elucidação estrutural em misturas contendo surfantes de (co)polímeros de cargas opostas, introduzindo-se a metodologia de preparação dos chamados sais complexos.

O palestrante discutiu, ainda, os estudos em andamento sobre a preparação, caracterização e potenciais aplicações de dispersões com estrutura interna liquido-cristalina.