15 de fevereiro de 2016

As perspectivas futuras para a SBPMat

Conforme já publicado em 04 de fevereiro no site chu-presidencia_250do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente do Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross” do IFSC/USP, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), entidade que tem como objetivo representar a comunidade nacional de materiais, através de ações que incluem eventos nacionais e internacionais, e de iniciativas que visam à divulgação científica na área de pesquisa.

O Prof. Osvaldo Novais, que presidirá a diretoria executiva da Sociedade no período de 2016 a 2018, participa da SBPMat desde 2002, época em que a associação foi fundada, através da iniciativa de diversos docentes oriundos de universidades brasileiras, incluindo a USP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O docente, que é membro do comitê editorial de três revistas científicas, e editor associado do Journal of Nanoscience and Nanotechnology, já foi, inclusive, um dos diretores da SBPMat, durante a gestão do Prof. Dr. Fernando Lázaro, atual coordenador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. Em 2008, Novais coordenou o Encontro da SBPMat* no Guarujá (SP), cujos organizadores foram os Profs. Drs. Aldo Craievich (professor titular aposentado da USP) e Reginaldo Muccillo (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN).

Internacionalização e maior relacionamento com o setor produtivo

Osvaldo Novais afirma que uma série de prioridades já foi estabelecida pela atual diretoria executiva da SBPMat. Entre as principais metas da organização, o docente destaca esforços na continuidade da promoção da internacionalização do Encontro anual, e a necessidade de estreitar a relação da SBPMat com seus sócios e com o setor produtivo, que depende de pesquisas na área de materiais, campo no qual os estudos são intrinsecamente multidisciplinares, uma vez que a compreensão das propriedades de qualquer material, e de como elas podem ser exploradas em aplicações, requer trabalhos em várias áreas do conhecimento. “As áreas mais diretamente relacionadas com materiais são a física, a química e a engenharia. Mas, hoje, já existem programas de pesquisa que envolvem muitas outras áreas. Exemplos claros disso estão no desenvolvimento de materiais aplicados à medicina e na análise de propriedades a partir de métodos computacionais”, explica o docente.

OSVALDO_SBPMAT_250Novais desenvolve pesquisas nesta área há trinta e cinco anos. Tudo começou em 1981, quando ingressou no curso de graduação do Instituto de Física de São Carlos. Desde sua Iniciação Científica, desenvolvida no Grupo de Polímeros “Prof. Bernhard Gross”, suas pesquisas sempre estiveram centradas no estudo de diferentes tipos de materiais. “Talvez tenha sido uma decisão de seguir a tradição do IFSC/USP, que foi uma das primeiras instituições do país a desenvolver estudos em materiais”, diz Osvaldo que, após ter finalizado a graduação, realizou um mestrado em Física Aplicada, também no IFSC, e um doutorado em Engenharia Eletrônica, na University of Wales, na Grã-Bretanha.

Uma área promissora

Para o docente, a área de materiais é estratégica ao desenvolvimento de qualquer nação, principalmente em razão dos avanços ocorridos na fabricação de novos materiais ou do aprimoramento daqueles já existentes. “Essa importância pode ser ilustrada pela proeminência da nanotecnologia, que vem revolucionando a maneira como se faz ciência e permitindo produzir materiais cada vez mais sofisticados”, afirma.

Um exemplo da característica promissora deste campo é a sua contribuição à indústria de informática e de telecomunicação. Ao longo dos anos, os estudos com materiais viabilizaram o desenvolvimento e aprimoramento de materiais de alto desempenho, que são empregados em dispositivos eletrônicos e nos meios de comunicação. A medicina é outro campo que tem se beneficiado com pesquisas nessa área, pois, segundo o docente, tanto os fármacos de última geração como as metodologias de diagnóstico e terapia dependem desses estudos.

Neste contexto, segundo o docente e pesquisador do IFSC, pode-se esperar que, em um futuro próximo, o desenvolvimento de novos materiais resulte em avanços na medicina e em áreas correlatas, aumentando a expectativa de vida dos seres humanos, e em uma integração crescente de tecnologias, devido às futuras formas de comunicação. Já em um futuro mais longínquo, as pesquisas em materiais deverão ser cruciais para o desenvolvimento de máquinas inteligentes, que poderão substituir os humanos “com ROBERTO_MENDONA_FARIA_-_AGOSTO_2015_250vantagem” em muitas tarefas intelectuais.

Após ter sido eleito o novo presidente da SBPMat, o Prof. Osvaldo sucederá o Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria (IFSC/USP), que ocupou o mesmo cargo entre 2014 e 2016. Atualmente, Faria coordena o Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos (IEA/USP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

*O Encontro da SBPMat ocorre uma vez ao ano e sempre em uma região diferente do Brasil. Neste ano, por exemplo, a 15ª edição do evento acontecerá em Campinas (SP). O primeiro encontro ocorreu em 2002, no Rio de Janeiro (RJ), tendo reunido cerca de 400 participantes. Nas edições mais recentes, o evento reuniu aproximadamente 1.500 pessoas.