20 de outubro de 2014

As diferentes estratégias na determinação da injeção de spin

Em mais uma edição do programa Colloquium diei, que decorreu no dia 17 de outubro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o docente do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada, do Instituto de Física de São Carlos, Guilherme Sipahi, apresentou a palestra Modelando dispositivos spintrônicos: diferentes estratégias na determinação da injeção de spin.

O Prêmio Nobel de Física de 2007 foi entregue aos pesquisadores Albert Fert e Peter Grünberg, devido a descoberta do magnetorresistência gigante, que revolucionou a informática através dos discos rígidos. Atualmente, a meta na área de dispositivos spintrônicos é integrar os sistemas de memória com processamento e economia de energia, já que não há a necessidade de movimentar cargas quando se utiliza spins.

Nesse sentido, Guilherme apresentou algumas propostas guilherme300recentes de como se fabricar dispositivos spintrônicos e discutiu estratégias para o modelamento da injeção de spin, que é fundamental a confecção desses dispositivos em dois sistemas: a injeção por um metal ferromagnético em folhas de grafeno, usando a Teoria do Funcional Densidade e a injeção óptica de spin em fios quânticos semicondutores, utilizando o método k.p e a Teoria de Massa Efetiva.

O Prof. Guilherme possui bacharelado em física pela USP, mestrado em física pela Université Montpellier 2, França, e doutorado em física, também pela Universidade de São Paulo. Atualmente ele é professor do Instituto de Física de São Carlos, onde trabalha nas áreas de spintrônica, estruturas e propriedades eletrônicas, e ópticas de semicondutores.